Massa corrida e Massa acrílica: quais as diferenças?

A preparação das paredes para a pintura envolve uma série de passos. E entre eles está a aplicação de massa corrida ou massa acrílica. A escolha do produto depende das características da parede, como o contato com a água.

Ambas ajudam a disfarçar imperfeições, nivelar as superfícies e deixar a parede lisa para receber a tintura. Ainda está muito difícil escolher o produto certo? A Moscardini te ajuda!

Massa corrida ou massa acrílica: qual usar?

Em qualquer pintura, aplicar massa corrida ou massa acrílica é indispensável para um resultado final mais bonito, durável e profissional. Mas você sabe quando usar cada um desses produtos? Veja abaixo e descubra!

Massa corrida

A massa corrida também pode ser chamada de PVA. Uma das suas características é que essa massa não é resistente à umidade. Por isso, é mais indicada para aplicações em paredes internas em ambientes secos. Por exemplo, quartos, salas, lojas, escritórios, corredores internos, hall de entrada etc.

Além disso, a massa corrida é indicada para aplicações em superfícies à base de alvenaria, gesso, concreto e fibrocimento.

Massa acrílica

A massa acrílica é um tipo de massa mais resistente às intempéries, como umidade, sol, chuva e variações de temperatura. Por isso, ela é ideal para as paredes externas, como as fachadas de casas e prédios, além das áreas úmidas internas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Ela é usada tanto para retirar imperfeições e nivelar superfícies, como para fazer rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes.

Outros tipos de massas

Embora a massa corrida e a massa acrílica sejam as mais conhecidas, elas não são as únicas. Outros tipos de massas existentes são:

  • plástica: tem característica de cola e, por isso, é indicada para colar peças, como equipamentos hidrossanitários, caixas d’água com defeito, cubas e pedras com rachaduras, como granitos;
  • para madeira: como o nome indica, é exclusiva para uso em madeiras. Pode ser usada em ambientes internos e externos para nivelar superfícies de madeira, sendo ideal para correção de imperfeições como furos e bolhas;
  • multiuso: possui as características tanto da massa corrida como da massa acrílica, servindo para revestir, rebocar e assentar paredes, porém com uma aplicação prática e rápida. Normalmente, precisa de apenas uma demão para a finalização;
  • calafetar: essa massa tem maior plasticidade e é mais firme. Por isso, não escorre e preenche perfeitamente cada espaço. É indicada para superfícies com rachaduras, fissuras, trincas e frestas. A aplicação pode ser feita em diferentes tipos de materiais como plásticos, madeiras, metais e vidros. Só não deve ser usada em superfícies de polietileno e de silicone.

Como aplicar massa corrida e massa acrílica?

Tanto para aplicar a massa corrida, como a massa acrílica, a principal dica é conferir as orientações do fabricante. Afinal, é lá que existem detalhes importantes. As duas massas podem ser aplicadas em paredes que já receberam massa anteriormente ou em paredes novas.

Repintura

Se você for fazer uma repintura e a parede já tiver tido a aplicação de massa corrida ou massa acrílica, será preciso primeiro lixar a pintura antiga, removendo impurezas. Depois, aplique um selador.

Caso a parede esteja com manchas de bolor ou mofo, aplique uma mistura de água com hipoclorito de sódio. Para paredes sujas, pode limpar com água e detergente neutro.

Somente depois, você fará a aplicação da massa. Lembre-se de tirar bem a poeira antes. Para isso, passe uma vassoura ou um pano macio.

A preparação da massa depende das indicações do fabricante. A maioria é encontrada já pronta para uso, sem precisar adicionar nenhum outro produto.

Caso a massa esteja muito dura, faça a diluição com água na proporção de 5 a 10% do volume. Bata a solução para que fique homogênea e aplique em até, no máximo, 24 horas após a diluição.

Paredes novas

Em paredes novas, ainda no reboco, também será preciso lixar. Use uma lixa de gramatura grossa, como de 60 a 80. Isso é importante para eliminar o excesso de areia que fica no reboco depois que ele seca.

Lixe de leve apenas para eliminar o excesso. Limpe com uma vassoura para retirar a areia que ainda possa estar na parede.

Certifique-se de que a parede está seca e livre de umidade. O ideal é aguardar cerca de 30 dias depois do reboco, para que ele seque completamente.

Depois, faça a aplicação da massa corrida ou da massa acrílica. O recomendável é aplicar duas demãos, lixando entre elas, para um acabamento perfeito.

Aplicação da massa

Tanto a massa corrida como a massa acrílica devem ser aplicadas com uma espátula. Coloque a massa na lateral maior e, depois, aplique a massa esticando-a sobre a parede. Busque uma aplicação fina e uniforme.

Faça a aplicação sempre no mesmo sentido. Ou seja, sempre na horizontal ou na vertical. Aguarde secar e lixe. Use uma lixa fina, apenas para garantir um resultado uniforme.

Depois de aplicar as massas, é preciso aguardar no mínimo 3 horas para a secagem. E, então, você pode proceder com a pintura.

Na massa acrílica, você sentirá que o processo de lixar poderá ser um pouco mais difícil, já que essa é uma massa mais resistente. Após aplicar essa massa, recomenda-se usar tinta acrílica ou tinta emborrachada.

Lixar a massa corrida já é mais fácil. Ela pode ser aplicada até mesmo sobre paredes com textura, deixando-as lisas e bem uniformes. Após a aplicação da massa, o recomendado é usar tinta PVA ou látex, para um resultado perfeito. Essas opções têm melhor aderência nas superfícies niveladas com massa corrida, pois são compostas por água.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a massa corrida é indicada para nivelar superfícies internas, que não estão expostas a umidades. Já a massa acrílica é mais resistente, e por isso pode ser usada em paredes externas e expostas à umidade, como banheiros e cozinhas.

Ambas podem ser usadas tanto em paredes que já receberam massa anteriormente, como em paredes com reboco novo. Desde que você faça um processo antes de lixar e garantir que a parede está seca e limpa.

Agora você já sabe as diferenças entre massa corrida e massa acrílica? Na Moscardini, você encontra tudo o que precisa para pinturas perfeitas. Confira!