8 cores de parede para sala que vão transformar o seu lar

Definir as cores de parede para sala é uma missão extremamente importante. Afinal, esse é um dos cômodos mais sociais da casa, onde recebemos visitas e passamos horas com nossos familiares.

Por isso, é importante que as cores transmitam aconchego, mas também consigam dialogar com o estilo do ambiente e retratar a personalidade dos moradores.

Não sabe quais cores usar na sua sala? Veja as dicas e ideias que separamos!

Quais as melhores cores de parede para sala?

A escolha das cores de parede para sala deve ser feita com muita atenção. Isso porque as tonalidades são capazes de transformar nossas emoções e percepções. Assim, uma escolha incorreta, além de pesar na decoração, pode fazer com que o ambiente se torne desagradável e que as pessoas se sintam muito agitadas, tristes ou desanimadas.

Para lhe ajudar, separamos algumas ideias. Confira.

1- Branco

O branco é uma cor neutra e atemporal. Ele combina com diferentes estilos decorativos e permite que você ouse muito mais na sua decoração, por exemplo com estofados coloridos ou estampados, tapetes com cores fortes e outros itens mais elaborados.

Quem deseja criar uma decoração mais criativa, com certeza tem muito a ganhar com as paredes brancas. Além disso, você ainda pode usar as paredes para incluir quadros, fotografias e peças de artesanatos – porque a cor é neutra e não “pesará” visualmente.

2- Azul

O azul é perfeito para quem deseja criar uma sala mais relaxante e aconchegante. Se esse é o espaço que você usa para descansar depois de um dia agitado no trabalho ou recarregar suas energias no fim de semana, as diferentes tonalidades de azul são ideais.

Além disso, o azul é uma cor super fácil de combinar, que fica excelente com outras tonalidades neutras ou mais vibrantes e também se encaixa bem em diferentes estilos decorativos, desde o contemporâneo até o rústico.

Se você quer criar uma decoração bem moderninha, a sugestão é pensar em uma monocromia de azul. Ou seja, use a mesma cor, mas em várias tonalidades na decoração da sua sala de estar. O resultado é bem contemporâneo.

3- Cinza

O cinza é a cor do momento. Neutro, atemporal, fácil de combinar e associado a uma sensação de modernidade e urbanismo, o cinza está com tudo. Ele pode aparecer puro nas paredes ou em texturas, como as paredes que imitam cimento queimado – combinando perfeitamente com decorações industriais, urbanas ou rústicas.

A vantagem do cinza é que, assim como o branco, ele é bem neutro, então você pode ousar mais nos outros detalhes decorativos. Quem deseja um décor industrial, pode combinar o cinza com amarelo, azul ou vermelho. Se a ideia é uma decoração mais urbana, tons de cinza claro e cinza escuro combinados com preto e detalhes em aço são perfeitos.

Se, por outro lado, você quer algo mais aconchegante, dá para combinar o cinza com detalhes naturais, como madeira ou vasos de plantas.

4- Tons terrosos

Definitivamente, os tons terrosos são as “cores do momento”. Afinal, essas tonalidades estão aparecendo com destaque na moda e em diversos projetos decorativos, pois têm total relação com a busca pelo aconchego e o contato com a natureza, sentimentos muito em alta nos últimos anos.

Se para você uma sala de estar deve ser extremamente aconchegante e convidativa, então essas cores são as ideais. Existem opções desde tonalidades mais claras, perfeitas para salas pequenas, como bege, ocre e marrom claro, às tonalidades mais escuras e fechadas, que favorecem o aconchego, como verde musgo ou os diferentes tons de marrom.

Para uma pegada mais natural, você pode ousar com uma parede em terracota ou telha, por exemplo, ou até com algo mais extravagante, como os tons de laranja queimado. E ainda dá para criar uma combinação entre os diferentes tons terrosos para compor o espaço – além de abusar dos elementos naturais, como as texturas de juta e linho, vasos de plantas, detalhes dos móveis em madeira e assim por diante.

5- Rosa

Uma sala romântica, delicada e suave é a sua ideia de espaço perfeito? Então o rosa precisa integrar a pintura das paredes da sua sala. A cor está em alta e pode aparecer tanto em tons mais fortes, como os rosas queimados e os tons clarinhos, perfeitos para ambientes pequenos.

O rosa queimado é ideal para quem quer investir em uma decoração vintage ou retrô (e também pode aparecer combinado com o branco em um estilo escandinavo). Já se você quer criar uma decoração bem romântica, prefira os rosas mais claros, que também combinam com estampas florais, exalando delicadeza.

Os rosas mais fortes, como o pink, devem ser usados com moderação – por exemplo em uma parede de destaque – e podem ser contrapostos com preto e branco, criando um espaço super ousado.

6- Amarelo

Quem adora receber os amigos e a família em casa e passar horas conversando na sala de estar deve investir no amarelo. Afinal, essa é a cor da comunicação. Ela também estimula a criatividade e ajuda a deixar os espaços mais bem iluminados, retratando a alegria do sol.

Você pode ousar com tons de amarelo mais vibrantes para uma parede de destaque ou optar por versões mais clarinhas e neutras, que são mais fáceis de combinar. Se quer criar um ponto de destaque, que tal uma parede amarela com um belo sofá azul escuro? O resultado é super descontraído. Outra combinação bacana é a de amarelo com cinza.

Só tome cuidado com o excesso de amarelo (por exemplo nas paredes, móveis e objetos), porque a cor pode estimular a ansiedade e dificultar o relaxamento.

7- Verde

O verde está ligado à natureza e também passa sensações de tranquilidade e relaxamento. Por isso, é uma ótima cor de parede para sala de estar.

Se você quiser deixar seu espaço mais amplo, bem iluminado e fresco, prefira os tons de verde claro (como o verde menta, que está em alta) e combine com tons neutros e claros nos móveis e objetos decorativos (como o branco ou o cinza claro).

Já se a ideia é criar uma decoração mais natural, você pode usar verdes mais fechados ou até o verde musgo ou militar e combinar com piso de madeira, móveis com detalhes em madeira, vasos de planta, detalhes em cerâmica e sofá de linho, por exemplo.

8- Lavanda

O lavanda é uma cor super confortável e aconchegante, que convida à introspecção e tem relação com a espiritualidade. Assim como os demais tons de roxo, ela também está ligada ao luxo e à realeza.

Em termos de estilo, o lavanda combina com vários. Quem deseja uma sala provençal, com móveis brancos e estampas florais, tem muito a ganhar com essa cor.

Assim como quem sonha com uma sala clássica e móveis com pernas em cabriolet, ajudando a suavizar a produção. Até os estilos mais contemporâneos combinam com a cor, que fica excelente com detalhes em aço e inox.

Quais pontos analisar na hora de escolher as cores de parede para sala?

Além de considerar os efeitos das cores sobre nossos sentimentos e emoções, existem outros detalhes essenciais na hora de definir a paleta de cores do espaço. Como:

  • tamanho do ambiente, sempre considerando que tons neutros e claros ajudam a ampliar visualmente;
  • o nível de iluminação. Caso a sua sala seja escura, prefira os tons claros, como o branco, que ajudam a refletir a luz;
  • o efeito decorativo desejado. Afinal, as cores mais escuras trazem um toque a mais de aconchego;
  • o estilo de decoração do ambiente, pensando em quais cores são relevantes para destacar o estilo;
  • os demais móveis e objetos decorativos da sala. Se tudo é bastante neutro, você pode ousar mais nas cores das paredes. Já se está usando muita cor e estampa, prefira paredes mais neutras e suaves.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher as cores de parede para sala? Aproveite e confira a seleção de ideias que montamos para as cores de parede externa!