Torneira para tanque: como escolher?

A torneira para tanque é imprescindível na hora de criar ou reformar a área de serviço ou a lavanderia. Embora sejam versões mais simples de torneiras, é importante considerar algumas peculiaridades, escolhendo o modelo ideal para suas necessidades.

Se, além do tanque, você também tem uma máquina de lavar, é necessário ter cuidados adicionais ao escolher a torneira, optando por um modelo compatível. Quer saber mais? Siga conosco!

Como escolher a torneira para tanque?

A torneira para tanque costuma ser um modelo mais simples, apenas para água fria e fixada na parede. Ela conta com uma rosca para conectar uma mangueira.

Quem mora em apartamento e não precisará conectar a mangueira, por exemplo, pode até mesmo investir em uma torneira para cozinha, deixando seu tanque mais diferenciado (especialmente interessante para lavanderias integradas à cozinha).

Veja as dicas que separamos.

Torneira comum x Torneira para tanque e máquina de lavar

A torneira de tanque comum é a que tem apenas uma saída de água. Você pode usar uma torneira desse tipo para o tanque e outra torneira específica para a máquina de lavar. A vantagem, nesse caso, é que o tubo da máquina ficará escondido e não irá atrapalhar o uso do tanque.

Porém, se na sua lavanderia, só existe um ponto de água, então o ideal é usar um modelo misto de torneira para tanque e máquina de lavar. Nesse caso, a torneira tem uma derivação destinada à máquina.

Material

Existem vários materiais para torneiras de tanque, o melhor é o que está de acordo com seus objetivos. Quem busca durabilidade, deve preferir as opções de metal. Geralmente, elas são feitas de liga de cobre, alumínio, aço e outros materiais similares.

Já se você deseja um produto com bom custo-benefício, pode investir nas torneiras de plástico, que tem um valor mais acessível. Existem marcas muito boas que oferecem torneiras de plástico duráveis e com valores menores que as de metal.

Acionamento

Existem diferentes sistemas de acionamento para a torneira de tanque. O mais comum é o rotativo, no qual você gira para escolher se prefere mais ou menos pressão de água. Outra opção é o sistema ¼, em que basta uma rotação de 25 graus para abrir a torneira totalmente.

Também há opções de torneiras antivandalismo com trinco, que são as ideais para quem tem uma lavanderia compartilhada. O mecanismo de esfera tem alavanca para acionamento rápido e prático. O acionamento via alavanca também está disponível em outros modelos sem o sistema antivandalismo.

Arejadores

Se você está pensando em economizar água, uma boa ideia é optar pela torneira para tanque com arejador. Esse é um sistema que mistura ar à água e, dependendo da pressão, permite economizar entre 50 a 80% de água, porém mantendo a sensação de volume.

Modelo de cozinha

Se você mora em apartamento e tem uma lavanderia integrada, pode optar por uma torneira de cozinha para o seu tanque. Essa também é uma boa ideia para quem deseja ter água quente no tanque, optando, nesse caso, por um modelo de misturador de cozinha.

Caso a sua bancada seja mais profunda que o padrão (65 cm), o recomendável é optar por uma torneira de mesa, já que a parede ficará longe do tanque.

Qual torneira ideal para máquina de lavar?

O mais indicado é que você tenha uma torneira específica para máquina de lavar. O modelo tem rosca de ½ polegada na parede, com um sistema de fechamento esférico. Ter uma torneira específica para a máquina permite que você abra e feche essa saída sem ter que fechar o registro geral (caso dê algum problema com a máquina, por exemplo).

Uma dica importante, na hora de escolher entre os diferentes modelos, é optar por um que seja de metal cromado, que é mais resistente à corrosão e à oxidação causados pela água.

Antes de comprar, contudo, sempre cheque a quantidade de instalações hidráulicas presentes na sua lavanderia. Se você só tiver uma saída de água, não vai ter jeito, terá que optar pela torneira dupla (com saída para o tanque e para a máquina).

Outra dica é avaliar o manual de usuário da sua máquina ou lava e seca. Porque alguns modelos exigem tipos de torneiras específicas. Em relação ao tanque, prefira as torneiras com maior vazão de água, para acelerar o processo de lavagem de roupas.

A pressão de água também precisa ser adequada. O ideal é que a caixa de água esteja a uma altura de 2 a 80 metros acima do nível da torneira. Com a máquina, mangueira e torneira prontos, é só rosquear a mangueira de entrada na torneira sem usar veda rosca.

Caso a sua lavanderia permita a instalação de uma torneira separada para a máquina, é preciso usar um adaptador de torneira. Ele é uma conexão em formato de cotovelo com um espigão onde a mangueira da máquina é ligada. Esse cotovelo é conectado diretamente na conexão embutida na parede, assim o escoamento da máquina acontece diretamente na tubulação de esgoto, evitando cair sujeira ou vazar água da máquina.

Porém, em lavadoras semiautomáticas ou tanquinhos, isso não é possível, porque a troca da água não é automática. Então, nesses casos, pode não ser necessário o uso de uma torneira para a máquina de lavar. É só desencaixar a mangueira que fica no suporte traseiro do eletrodoméstico e levá-lo até o tanque para fazer o escoamento da água.

Qual é a altura da torneira do tanque?

A altura do tanque deve ser de, no mínimo, 80 cm. Mas dependendo da altura dos moradores da casa, a altura pode ser maior. O ideal é que o tanque fique 5 cm distante da máquina.

a torneira do tanque deve ficar em torno de 30 a 40 cm acima dele. Assim você evita que a água espirre ou que você esbarre na torneira sem querer.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre torneira para tanque! Está sofrendo com a torneira pingando? Então veja o nosso conteúdo explicando os motivos e o que fazer!