Como escolher a torneira para cozinha?

A torneira para cozinha é um item indispensável. Além de trazer funcionalidade ao dia a dia, escolher o modelo certo também contribui com a decoração da sua cozinha, adicionando um toque moderno, rústico ou clean, por exemplo.

O modelo da torneira, ainda, pode ajudar a economizar água, ter um filtro acoplado e diversas outras funções. Por tudo isso, saber como escolher a torneira para cozinha é tão importante. Veja as dicas que separamos!

Dicas para escolher a torneira para cozinha

Torneira simples, com misturador, gourmet, de bancada, de parede. Enfim, são inúmeras as opções de torneira para cozinha. Veja as dicas mais importantes para escolher o modelo certo!

De bancada ou parede

O primeiro passo é pensar em como o modelo será instalado. Isso depende das suas preferências e também da instalação hidráulica da sua cozinha. Além disso, o modelo da sua pia e da sua cuba também podem interferir – já que é preciso espaço suficiente para a instalação.

O modelo de parede é aquele instalado diretamente na parede. Por isso, é preciso um ponto de água nesse local. O design é moderno e ajuda a otimizar o espaço da bancada, sendo ideal para cozinhas pequenas.

Já no modelo de bancada, o ponto de água deve ficar abaixo da altura da sua bancada. Nesse caso, confira se há espaço suficiente na bancada para a instalação, considerando também o tamanho da sua cuba (a torneira deve ser proporcional).

Tamanho da torneira

A melhor maneira de calcular o tamanho da torneira é calculando a profundidade da bancada. A medida padrão de distanciamento é em torno de 6cm. Essa é a distância média da parede até a torneira, da torneira até a cuba e da cuba até o final da bancada.

Não se esqueça de calcular a altura disponível, especialmente caso, em cima da bancada, existam armários ou prateleiras. Em geral, as torneiras gourmet são modelos mais altos, medindo entre 40 a 60cm (ou mais).

Verifique, ainda, o tamanho da cuba – garantindo que ela é compatível com a torneira, para evitar respingos de água para fora. Atenção com os modelos que possuem saída de água na diagonal, porque é preciso garantir que essa água cairá dentro da pia.

MCA (Metros de Coluna de Água)

Essa é a medida que indica a pressão de água mínima recomendada para que sua torneira de cozinha funcione. A sigla expressa a quantidade de metros que a torneira deve ficar da caixa d’água.

Assim, se você comprar uma torneira com 4MCA mínimos, isso significa que é preciso, no mínimo, 4 metros de altura entre a caixa e a torneira para uma vazão adequada.

Se você não respeitar essa medida, poderá acabar com uma torneira com aquele fiozinho de água – que torna o uso mais complicado. Uma alternativa, caso isso esteja acontecendo na sua casa, é usar o pressurizador que pode ser instalado diretamente na torneira ou na rede hidráulica.

Torneira simples ou com misturador

As torneiras simples são modelos básicos, nos quais você não pode escolher a temperatura da água e nem controlar a vazão. Por isso, existe só um registro para a saída de água (que sairá sempre fria).

Agora, se a sua casa conta com água quente, vale a pena investir no modelo misturador. Essa torneira permite que você controle a temperatura de água. Alguns modelos permitem esse controle no mesmo comando (são chamadas de monocomando) e outras possuem dois comandos (duplo comando), um para água quente e outro para água fria.

Economia de água

Se para você a economia de água é um ponto importante na hora de escolher a torneira para cozinha, prefira os modelos com temporizador ou com sensor de movimento. Assim, a torneira apenas libera água quando você estiver usando, evitando esquecer a torneira aberta e gastando água, por exemplo.

Material

Você encontra torneiras para cozinha, basicamente, de dois materiais: metal ou plástico.

As opções de plástico são de ABS (também chamado de plástico de engenharia). Geralmente a torneira é branca, mas pode receber pintura metalizada ou de outras cores. É uma opção mais barata, contudo, menos resistente.

As torneiras de metal para cozinha têm o miolo de latão, liga de cobre, zinco ou aço inoxidável. O acabamento externo pode variar, sendo o mais comum o cromado, embora existam opções de alumínio, latão e cobre, com superfícies foscas ou polidas.

Funcionalidades

As torneiras para cozinha estão cada vez mais modernas. Por isso, é possível encontrar modelos com diversas funcionalidades. A escolha deve estar de acordo com seus usos e necessidades.

Os modelos extensíveis são ótimos para quem tem cuba dupla ou deseja mais praticidade na hora de lavar louças e alimentos, já que a bica pode ser desencaixada e você ganhará mais mobilidade.

Mas, para instalar esse modelo, verifique o quanto você tem de espaço no móvel abaixo da bancada. Isso porque essa torneira funciona com um contrapeso – que precisa ficar livre (não pode ficar apoiado em nenhuma prateleira interna). O ideal é que tenha entre 35 a 40 cm de profundidade.

Outra opção são os modelos de torneiras para cozinha flexíveis, que funcionam de modo semelhante às extensíveis. A diferença é que essa versão não precisa de espaço embaixo do móvel – e também costuma precisar de menos pressão de água para funcionar.

Ambas as torneiras possuem opções de jatos mais concentrados e chuveirinho.

Ainda existem as torneiras com filtro de água acoplado. É um modelo prático e muito interessante para cozinhas compactas, sem espaço na bancada para colocar o filtro de água ou purificador.

Esse modelo permite a instalação de qualquer modelo de filtro de passagem (que pode ficar escondido embaixo da bancada ou dentro do móvel). E também existem os modelos com filtros na parte externa e visível da torneira, com uma bica separada.

Melhores marcas para torneira de cozinha

Além de avaliar toda as características que citamos, é importante escolher boas marcas para a torneira de cozinha. Assim, você garante mais qualidade, durabilidade e tecnologia.

Algumas excelentes opções são:

  • Docol (design diferenciado, qualidade e torneiras com muita inovação);
  • Lorenzetti (diversos modelos, duráveis e com bom custo-benefício);
  • Soma (variedade de modelos a preços atrativos);
  • Bognar Metais (peças mais baratas e com alta durabilidade);
  • Delinea (torneiras modernas, práticas e que seguem as principais tendências do setor);
  • Deca (funcionalidade, design, diversos modelos e muita durabilidade);
  • Talita (bom custo-benefício e diferentes modelos).

Agora que você já sabe como escolher a torneira para cozinha, que tal colocar nossas dicas em prática? Confira as opções de torneiras da Moscardini e transforme sua casa!