Tipos de chuveiro: como escolher o ideal?

Impossível pensar em um banheiro confortável sem um bom chuveiro, não é mesmo? Mas com tantos tipos de chuveiro, você sabe como escolher o ideal para a sua casa e suas necessidades?

São vários pontos que você deve analisar nesse momento como vazão de água, modo de aquecimento e até o design. Parece uma missão muito complicada? Então siga com a gente e veja as dicas que separamos!

Quais os principais tipos de chuveiro?

Para escolher o modelo certo, é importante conhecer os diferentes tipos de chuveiros, suas características e indicações.

1-    Chuveiro elétrico comum

Esse é o chuveiro mais usado nas casas dos brasileiros. O chuveiro elétrico tradicional apresenta muitas vantagens, como o fato de ser de fácil instalação e de regular a temperatura (normalmente com 3 opções: frio, morno e quente).

 A troca da temperatura deve ser sempre feita com o chuveiro fechado, para evitar acidentes. Os modelos elétricos são fixados no cano ou direto na parede.

Apesar dessas vantagens, contudo, no que se refere ao consumo de energia elétrica, ele não é o mais indicado. Afinal, como trabalha com resistências, os gastos podem ficar altos.

2-    Ducha

A ducha tem uma pressão de água maior que o chuveiro tradicional. Outra diferença é que a água cai mais inclinada e de forma mais intensa, trazendo uma sensação de conforto maior.

Para isso, contudo, é preciso um bom projeto de instalação, considerando a distância ideal da caixa d’água.

Outro ponto muito importante de ser elencado é que a ducha, ao contrário do chuveiro tradicional, não esquenta água. Então, se você quiser outra temperatura de água, terá que associar um aquecedor (a gás ou solar, por exemplo).

A vazão da ducha (quantidade de água que sai por minuto) costuma ser maior que o chuveiro e existem opções tradicionais e de teto (que exige uma tubulação hidráulica que passe pelo teto).

3-    Chuveiro eletrônico

Esse modelo tem a temperatura de água regulada gradualmente, dispensando a necessidade de desligar o chuveiro no processo. Além disso, ele conta com uma precisão maior na hora de misturar a água fria e quente, deixando o banho ainda mais gostoso.

Para fazer a alteração de temperatura, esse chuveiro vem com uma haste integrada, trazendo mais segurança e tranquilidade para o seu banho. Existem modelos que oferecem até 14 temperaturas distintas, oferecendo conforto e reduzindo os gastos com energia elétrica e água.

Existem, ainda, versões de chuveiro eletrônico com pressurizador, ideal para as casas sem tanta pressão de água.

4-    Chuveiro híbrido

Se a ideia é economizar energia elétrica, esse tipo de chuveiro é ideal. Com ele, você pode escolher a forma como a água será aquecida: usando energia solar ou elétrica. Por isso, é perfeito para quem deseja usar um sistema de aquecimento solar em casa.

A aparência é semelhante ao chuveiro elétrico tradicional, porém se na sua casa tiver aquecimento solar, você poderá fazer essa opção. Nos dias nublados ou com pouco sol, você pode mudar e usar a energia elétrica, ficando sempre com água quente.

5-    Chuveiro a gás

Quem mora em edifícios que contam com aquecimento a gás costuma investir nesse modelo de chuveiro. Ele tem como vantagem o fato de você economizar com energia elétrica.

Porém, como o modelo demora um pouco para esquentar, ele acaba consumindo mais água.

6-    Chuveiro pressurizado

É o modelo de chuveiro ideal para as casas onde a pressão de água é baixa. O pressurizador é um aparelho que puxa mais líquido para o chuveiro. Como resultado, o volume de água aumenta, trazendo mais conforto na hora de tomar banho.

Porém, o chuveiro gasta mais energia do que os modelos anteriores, então, se a ideia é economizar, talvez esse não seja a melhor opção.

7-    Chuveiro digital

É o chuveiro que pode ser acionado digitalmente e oferece um controle melhor da temperatura. Assim, você consegue ter mais precisão na temperatura da água e também no fluxo.

Esses chuveiros contam com diferentes programas e um painel wireless, tornando seu banho mais confortável e moderno.

Como escolher o chuveiro certo?

Com tantos tipos de chuveiro, nem sempre é fácil escolher o ideal, não é mesmo? Por isso separamos os pontos mais importante que você deve considerar.

Tensão elétrica

Antes de comprar um chuveiro, sempre verifique a tensão elétrica da sua casa (127V ou 220V) e escolha um modelo compatível.

Potência

No caso dos chuveiros elétricos, é possível encontrar modelos com diferentes potências – desde 4400W até 7800W. A potência influencia diretamente no aquecimento da água. Outro ponto é que a potência também está relacionada ao consumo de energia elétrica.

Quanto mais potente for o seu chuveiro e mais tempo ele ficar ligado, maior será o consumo. Para reduzir o consumo, use o modo de temperatura adequado à estação (inverno ou verão).

De modo geral, os chuveiros mais baratos têm potência média de 5400W – e costumam atender bem quem vive em regiões mais quentes. Porém, eles podem queimar com mais facilidade.

Vazão de água

A vazão de água pode variar entre 6 a 25 litros por minuto, de acordo com o modelo e a pressão da água. Os modelos elétricos mais usados têm uma vazão média entre 4 a 6 litros de água por minuto.

Altura da caixa d’água

Se a altura está abaixo de 5 MCA (metro de coluna de água), a pressão será mais baixa. Isso pode afetar o seu banho, dando aquela sensação de pouca água caindo. Nesse caso, prefira as opções de chuveiros pressurizados, que contam com uma bomba acoplada que aumenta a pressão.

Também existe a possibilidade de comprar um pressurizador separado que pode ser instalado caso o seu chuveiro não venha com essa peça acoplada.

Instalação elétrica

No caso dos chuveiros elétricos, um ponto muito importante a ser considerado é em relação ao disjuntor e a fiação compatíveis. Essa informação, na maioria das vezes, está presente na embalagem dos chuveiros elétricos e também no manual do produto.

Formas de instalação e design

Os diferentes tipos de chuveiro variam em relação ao modelo, tamanho, formatos e também tipos de instalação, podendo ser fixados na parede ou no teto, dependendo das suas preferências estéticas e da hidráulica da sua casa.

Além desses pontos, ainda existem chuveiros modernos, com LEDs coloridos junto das saídas de água, que deixam os banheiros modernos e charmosos.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de chuveiro? Curta a Moscardini nas redes sociais e receba mais dicas bacanas. Estamos no Facebook e no Instagram.