O que é torneira gourmet?

A torneira gourmet é um acessório cada vez mais presente nas cozinhas brasileiras. Elegante, com um design diferenciado e muito mais funcional, essa peça alia praticidade e beleza, trazendo um toque diferenciado à decoração da sua cozinha ou área gourmet.

Se você ainda tem dúvidas se esse estilo de torneira é ideal para o seu ambiente, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre a torneira gourmet.

O que é uma torneira gourmet?

A torneira gourmet é aquela que possui um design diferenciado, inspirado nas cozinhas industriais. Mais do que apenas beleza, esse design também confere facilidade e funcionalidade.

Afinal, a torneira gourmet consegue virar para os dois lados e, geralmente, possui uma mola para alongar, tornando o processo de limpeza das louças mais simplificado.

Qual vantagem da torneira gourmet?

A torneira gourmet não está em alta por acaso, afinal, ela possui uma série de vantagens muito interessantes, como:

  • mais flexibilidade durante o uso, graças à mola acoplada que ajuda a alongar a mangueira, tornando mais simples o uso;
  • mobilidade, com a torneira virando para ambos os lados;
  • existem modelos com duchas extensivas e flexíveis, permitindo tarefas simultâneas, sendo muito úteis para pias com duas cubas;
  • alguns modelos contam com jato regulável, podendo ser mais arejado e delicado (mais econômico) ou mais intenso, ideal para a lavagem de alimentos e louças;
  • existem versões de torneiras gourmet com filtro, purificando a água para beber e dispensando a necessidade de um filtro (abrindo mais espaço na bancada);
  • há modelos de torneira gourmet grandes e com alta pressão, atendendo perfeitamente as cozinhas com mais volume de uso;
  • para as cozinhas pequenas, também existem versões compactas, porém com estrutura mais robusta, para suportar a pressão de água mais forte;
  • existem torneiras gourmet monocomando ou duplo comando e também com misturador.

O que saber antes de comprar torneira gourmet?

Antes de se decidir pelo uso da torneira gourmet, existem alguns pontos importantes que você deve analisar. Veja quais são eles.

Preço

Quando comparada às torneiras tradicionais, os modelos gourmet costumam ter um preço mais elevado. O que se justifica devido a todos os seus diferenciais, como design, funcionalidade e mobilidade. Em média, essas torneiras custam de R$1500 a R$ 2000.

Se você desejar uma torneira mais sofisticada, maior, com filtro, duplo comando e outros detalhes, o preço poderá ser ainda maior. Contudo, os benefícios que essa peça trará também serão maiores.

Parede ou bancada

Existem opções de torneira gourmet de parede ou de bancada – o que muda é o local onde a peça será instalada. A versão de bancada fica apoiada na bancada da pia com pequenas mangueiras interligadas ao ponto de água da parede.

Já a torneira gourmet de parede é fixada diretamente no ponto de água do encanamento de parede.

Nas cozinhas pequenas, a versão de parede ajuda a otimizar o espaço, maximizando a área da bancada para a preparação de alimentos e outros usos. Além disso, a versão de parede não molha tanto, evitando que a base acumule umidade e sujeira – deixando a manutenção mais simples.

Filtro

Além das versões tradicionais de torneira gourmet, ainda existem modelos com filtros acoplados. Assim, você não precisará de um filtro ocupando espaço na sua bancada ou na parede da sua cozinha.

O modelo funciona por meio de um sistema mecânico que direciona toda a água do cano para o filtro. Geralmente, o filtro conta com um sistema de filtragem com carvão ativado, absorvendo as impurezas presentes na água e deixando-a própria para o consumo.

Assim, além de retirar as impurezas, esse filtro também é capaz de reduzir a quantidade de cloro livre e eliminar agentes causadores de odores e de sabor.

Como escolher a torneira gourmet certa para minha cozinha?

Além dos detalhes que citamos no tópico anterior, existem outros pontos que você deve considerar quando for escolher o modelo da torneira gourmet. Veja quais são eles.

Altura da torneira

O primeiro passo é verificar se a torneira gourmet é compatível com o espaço da sua cozinha. Por isso, analise a altura da torneira, uma informação ainda mais importante para quem tem armários suspensos. As torneiras gourmet, geralmente, se apresentam em tamanhos maiores que as torneiras tradicionais.

Parede ou bancada

Avalie onde será feita a instalação da torneira. Para instalar a torneira na bancada, a cuba deverá ser mais profunda. A vantagem é que, caso queira trocar de torneira mais para frente, não precisará quebrar a parede – algo que pode ocorrer em casos de torneiras de parede.

Tamanho da cuba

O tamanho da cuba ajudará a definir o tamanho da sua torneira gourmet. Se a cuba for muito pequena, evite as torneiras mais robustas.

Economia de água

Se o seu principal objetivo ao escolher uma torneira de cozinha é economizar água, então busque modelos que privilegiam esse ponto. Há versões que permitem controlar o jato de água – e assim você poderá pensar em usos mais econômicos, de acordo com o trabalho que estiver realizando.

Estilo decorativo

Embora a maioria das torneiras gourmet tenham um design mais industrial, a verdade é que elas podem brilhar em praticamente qualquer tipo de cozinha. Contudo, é preciso cuidado nessa escolha.

Há versões em diferentes cores – para diferentes propostas. Quem quer uma cozinha mais criativa e colorida pode investir nos modelos com mangueira colorida (em preto, vermelho ou outras opções). Já se você tem uma cozinha vintage ou em tons claros e neutros – e deseja criar um ponto focal, há opções de torneiras gourmet douradas.

Para cozinhas modernas e contemporâneas, as versões com acabamento fosco são incríveis.

Monocomando ou duplo comando

A torneira gourmet monocomando é a que conta com misturador. Ou seja, em um mesmo registro é possível abrir e fechar a água e misturar as temperaturas. A vantagem é a facilidade de uso e o fato de não ocupar tanto espaço.

Já a com duplo comando é a que tem dois registros (manoplas), um para água quente e outro para água fria. Assim, você consegue regular melhor a temperatura da água.

Gostou de conhecer mais sobre a torneira gourmet? Está precisando equipar ou deseja reformar sua cozinha? A Moscardini conta com tudo o que você precisa, confira nossas opções de produtos para cozinha!