9 cores de tinta de parede externa que você precisa conhecer

Escolher corretamente as cores de tinta de parede externa faz toda a diferença no efeito estético que se deseja dar a sua casa. Afinal, essas serão as cores da sua fachada e que trarão o primeiro impacto da sua decoração e do seu estilo.

Além disso, dependendo da cor escolhida, sua casa poderá ficar mais clássica, moderna, elegante, luxuosa etc. Veja as dicas e informações que separamos!

Qual a melhor tinta para parede externa?

Antes de pensar nas cores, escolha o produto certo. Afinal a parede da área externa ficará exposta a sol, chuva e a ação do tempo de forma geral.

A mais recomendada para a área externa é a tinta acrílica, porque, como o próprio nome sugere, ela possui resinas acrílicas, tornando-a impermeável e ajudando a proteger a pintura por mais tempo.

Se você procura por uma tinta resistente, que não desbota, não descasca e ainda ajuda a prevenir o mofo, uma boa opção é a tinta emborrachada. Ela tem acabamento fosco e é capaz de cobrir até mesmo os pequenos defeitos nas superfícies.

Quais as melhores cores de tinta para parede externa?

Na hora de escolher as cores de tinta para parede externa, avalie pontos como o estilo da construção, da decoração e também os demais elementos, como a iluminação e a esquadria. Todos esses pontos devem estar em harmonia e conversarem entre si, criando uma unidade e deixando sua casa mais estilosa.

Veja algumas ideias que separamos.

1- Tons terrosos

Os tons terrosos estão em alta e são ótimos para as áreas externas, deixando as casas mais aconchegantes. Se você tiver uma fachada com detalhes em madeira e vasos de plantas, por exemplo, essas cores irão destacar o aspecto natural.

Você pode escolher apenas um tom, ou combinar as cores terrosas entre si, especialmente caso tenha uma fachada contemporânea, com vários volumes, ajudando a destacá-los.

Alguns tons terrosos que você pode usar são: marrom, bordô, terracota, telha, areia, ocre, bege, coral, rosa queimado, verde musgo, caramelo e nude.

2-Branco

O branco, embora seja muito usado para áreas internas, não é tão usado assim nas fachadas. Mas, como ele é neutro, você pode usá-lo para combinar com outras cores, criando um ambiente único.

As fachadas em branco e azul são tendência, remetendo ao clima mediterrâneo e grego. Ainda é possível usar apenas o branco e combinar com outros elementos como pedras naturais, revestimentos amadeirados ou marmorizados, metal etc. aproveitando a neutralidade da cor.

3- Cinza

O cinza também é uma tonalidade neutra e muito versátil, que combina com diferentes estilos decorativos. Ela é moderna e urbana, podendo ser usada junto de outras cores mais fortes ou igualmente suaves e também com vários materiais.

Por exemplo, se você quer uma casa em estilo urbano-industrial, pode combinar o cinza com esquadrias pretas (muito modernas) e detalhes em cimento queimado. Já se deseja uma casa mais divertida e despojada, é possível combinar o cinza com o azul escuro ou com o amarelo, destacando os volumes da sua construção.

É possível usar desde os cinzas mais claros até as nuances mais escuras, quase próximas ao preto, e até mesmo criar uma fachada monocromática, passeando pelos diferentes tons de cinza.

4- Azul

O azul é outra tendência de cores de tinta para parede externa – desde os tons mais claros até os mais escuros.

Nas versões mais claras, o azul ajuda a deixar as fachadas românticas, podendo ser combinado com detalhes em branco ou cinza em janelas, portas e telhas. Já se você quer uma casa mais rústica, pode combinar qualquer tonalidade de azul com detalhes como tijolinhos aparentes.

Para casas imponentes e elegantes, os tons de azul escuro são os mais indicados, podendo brilhar sozinho ou em combinação com detalhes em branco, madeira, vidro ou metal. Inclusive, os tons de azul petróleo e azul esverdeado ficam incríveis com arquiteturas modernas e elementos como aço e vidro.

5- Amarelo

Quer uma casa alegre, criativa e que expresse jovialidade e otimismo? Então o amarelo é a escolha ideal! Além disso, essa é uma cor fácil de combinar, que pode ser usada junto com detalhes em cinza, marrom, branco e azul.

Como é uma cor viva, ela expressa acolhimento e alegria, ficando incrível em casas de fazenda, sítios e em outros ambientes que tenham um belo jardim. É possível usar desde os tons mais claros até os mais próximos do dourado.

6- Preto

Que tal uma fachada nada básica? O preto é o preferido para quem deseja uma casa no estilo industrial ou que seja mais imponente e se destaque entre a vizinhança.

Para não ficar tão pesado, mescle com outras cores, como os tons de cinza, e também com revestimentos que adicionam calor, como os porcelanatos e cerâmicas amadeirados ou marmorizados.

Também é legal mesclar o preto com os detalhes em vidro, como as amplas janelas e portas envidraçadas que compõem as fachadas contemporâneas.

7- Turquesa

O turquesa combina perfeitamente com fachadas alegres e modernas, mas que não deixam de ser elegantes. Ela pode ser combinada com o branco para um visual mais suave e elegante.

Também fica interessante com cerâmicas, tijolos aparentes, madeira e com cores mais fortes, como roxo ou amarelo.

8- Roxo

Está cansado das tradicionais cores de parede externa e deseja criar impacto? Aposte nos tons de roxo. Você não precisa pintar tudo de roxo, mas incluir essa cor em alguns detalhes será suficiente para dar mais personalidade a sua casa.

Quem deseja um clima mais romântico e bucólico, pode apostar nas tonalidades de lavanda e lilás – e combiná-las com o branco, criando uma decoração vintage ou provençal.

O roxo pode ser combinado com o amarelo, azul petróleo, turquesa, cinza e até com detalhes em cimento queimado.

9- Tons pastéis

Os tons pastéis são suaves e ótimas escolhas para quem deseja uma decoração mais neutra e atemporal. São várias as tonalidades que você pode usar, como rosa, lilás, verde claro, azul bebê etc.

Elas podem ser combinadas com branco, cinza e bege, para uma decoração neutra e suave, ou com tons mais escuros e vivos para adicionar personalidade, como laranja e vermelho.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher as cores de tinta de parede externa? Siga a Moscardini nas redes sociais para mais dicas e inspirações. Estamos no Facebook e Instagram!