7 cores para pintar quarto que ajudam a relaxar

Escolher as cores para pintar quarto é algo que exige atenção e cuidado. Afinal, as tonalidades têm poder sobre nosso inconsciente, despertando inúmeras emoções e sensações.

Assim, dependendo da tonalidade escolhida, você poderá se sentir mais calmo e relaxado, ou mais agitado e elétrico – fatores capazes de influenciar totalmente na sua noite de sono.

Não sabe como escolher as cores para pintar quarto? Veja esse tutorial completo que elaboramos!

Como escolher as cores para quarto de casal?

No quarto de casal, é importante escolher cores que tenham sintonia com a personalidade de ambos. Assim, você garante que os dois terão uma identificação com o espaço.

Justamente por isso, as cores neutras costumam ser mais usadas, sendo fáceis de combinar e de agradar o casal. Você pode complementar com outros elementos que adicionem sofisticação e conforto, como madeira, mármore, tecidos naturais, veludo ou uma iluminação diferenciada.

Outra ideia que tem funcionado bem em quartos de casal modernos é criar um lado específico para cada parceiro. Vamos supor que você ame rosa e o seu cônjuge prefira verde. É possível usar cada uma dessas tonalidades em um canto do quarto, marcando o “território” de ambos.

As cores podem ser harmonizadas, com estampas que conversem com as duas tonalidades e outros elementos que criem uma unidade, como a madeira se repetindo em todo o cômodo ou o mármore.

Como escolher as cores para pintar quarto de solteiro?

O quarto de solteiro tem a vantagem que só uma pessoa vive nele, então, você terá mais liberdade para escolher as cores que mais lhe agradam. É possível usar apenas uma tonalidade, criando uma decoração monocromática, ou combinar vários tons (a dica, nesse caso, é usar o círculo cromático).

Tome cuidado, apenas, com os tons muito fortes e vibrantes, porque eles são bastante estimulantes e podem dificultar o seu relaxamento. Caso seja muito fã dessas cores, use-as com sabedoria, por exemplo nos detalhes.

Deixe as principais paredes neutras e use as cores fortes na roupa de cama, em um detalhe do papel de parede ou nos objetos.

Os quartos infantis podem ser mais ousados, com decorações lúdicas. Contudo, é importante também buscar por tonalidades mais relaxantes, especialmente no quarto dos bebês, favorecendo o relaxamento da criança.

Quais as melhores cores para pintar quarto?

Ainda não sabe quais cores pintar no seu quarto? Separamos as tonalidades que mais favorecem o relaxamento e o bem-estar. Confira!

1- Azul

Quando o assunto são cores relaxantes para pintar o quarto, sem dúvida o azul é um dos tons mais lembrados. Afinal, essa cor tem um efeito tranquilizante, que ajuda a acalmar o cérebro e favorece a uma boa noite de sono.

O ideal para isso, no entanto, é optar pelas nuances mais suaves, que favorecem os sentimentos de bem-estar e aconchego, deixando o ambiente mais inspirador.

Os quartos de bebê têm muito a ganhar com essa cor, já que ela ajuda a reduzir os choros e a agitação das crianças. Se o seu quarto for pequeno, use o azul mais claro que favorece a iluminação e faz com que o espaço pareça mais amplo.

Já se você sofre com insônia, prefira os tons mais profundos de azul, porque eles ajudam a manter o quarto mais “escurinho”, mesmo que algumas frestas de luz entrem pelas janelas, o que ajuda a dormir melhor.

2- Verde

O verde é considerado a cor do equilíbrio e está relacionado à natureza. Por isso, tem poder anti estressante e ajuda a reduzir a ansiedade, mantendo a harmonia e o equilíbrio. Quanto mais suave for a tonalidade, mais calma ela é capaz de transmitir.

Caso você tenha um home office no quarto, essa também pode ser uma boa cor para as paredes, porque o verde estimula a leitura e a criatividade.

São diversas as tonalidades que você pode usar e algumas estão bem em alta como o verde menta (que é mais clarinho), o verde oliva e até o verde petróleo (que é mais profundo e intenso).

Essa cor combina perfeitamente com elementos naturais, como a madeira, que é extremamente aconchegante. Se quiser algo mais urbano, pode combinar o verde mais escuro com o cimento queimado.

3- Lilás ou lavanda

O lilás e o lavanda estão associados à intuição, mesclando a calmaria do azul com a paixão e o calor do vermelho. Por isso, é uma ótima cor para pintar quarto. Como é mais suave que o roxo, transmite relaxamento.

Se quiser um quarto mais ousado, pode misturar essas tonalidades com uma cor mais forte, criando uma parede de destaque, ou com detalhes em dourado, que trazem suntuosidade e luxo, sem pesar.

Quem tem ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou outros problemas pode se beneficiar muito dessas tonalidades, pois elas estimulam áreas do cérebro que ajudam na resolução dos problemas, equilibrando a mente e transformando obsessões e medos.

4- Branco

O branco é neutro, clássico e atemporal. Se você quer uma cor que continue moderna com o passar dos anos, pode apostar no branco. Além disso, a tonalidade representa a paz e a tranquilidade, sendo a preferida das pessoas que têm a mente muito agitada e inquieta.

Porém, cuidado com o excesso de branco, porque o quarto pode ficar muito frio, opressor e com “cara de hospital”, estimulando a ansiedade.

Nesse caso, como a cor é super neutra, você pode se jogar em detalhes mais coloridos e ousados, como uma roupa de cama em um tom mais chamativo, uma cabeceira mais trabalhada ou criando uma parede de destaque com papel de parede ou um painel de mármore, por exemplo.

5- Rosa

O rosa é a cor favorita dos casais, porque está totalmente associada ao romantismo. Pode aparecer em diversas tonalidades, das mais fortes às mais claras, passando pelo rosa antigo, que está em alta e permite combinações com metais envelhecidos, estampas florais e outros detalhes que criam uma decoração vintage incrível.

Quem quer um ambiente mais delicado e feminino, pode usar os tons mais claros de rosa e complementar com marcenaria branca, criando uma decoração clean. Já se você não quer que o espaço fique muito feminino, uma dica é combinar o rosa com o azul ou o cinza, contrapondo as sensações.

6- Cinza

O cinza é uma mescla entre branco e preto, sendo, portanto, uma cor neutra. Ele está muito em alta, trazendo um toque de modernidade, classe e urbanidade. O mais bacana é que o cinza combina com praticamente qualquer estilo decorativo, sendo extremamente versátil.

Um tom que está em alta (e ajuda a relaxar) é o cinza pálido, mais puxado para o azul. Ele é fácil de combinar e pode ser usado com outros tons de azul, branco e até com detalhes em preto ou verde-oliva.

Outra opção são os cinzas escuros e profundos, que ajudam a deixar o quarto mais escurinho, favorecendo o relaxamento de quem tem dificuldade para dormir. Só cuidado com o excesso, pois a tonalidade pode achatar o cômodo.

7- Marrom

O marrom está ligado à natureza e integra as cores terrosas, que também trazem essa sensação de aconchego. Você pode combiná-lo com outros tons terrosos, como ocre, bege, verde oliva, terracota, telha etc. e criar uma decoração natural, deixando seu quarto com jeitinho de SPA.

Nesse caso, invista em elementos naturais, como a madeira, e texturas aconchegantes, como o linho ou a lã. Os vasos de plantas podem complementar o espaço, criando uma sensação bem relaxante e acolhedora.

Agora que você já sabe quais cores para pintar quarto, que tal colocar a mão na massa? Confira nosso tutorial de como pintar parede e transforme sua casa!