Quais as melhores ferramentas elétricas?

As ferramentas elétricas trazem mais facilidade, velocidade e funcionalidade na hora de realizar inúmeros trabalhos. Por isso, elas não podem faltar no kit de qualquer pessoa. Afinal, existem ferramentas tanto para quem é hobbista, como para profissionais.

Com tantas opções, contudo, não é incomum que as pessoas tenham dúvidas sobre as melhores ferramentas elétricas e como escolher esses equipamentos. É o seu caso? Confira as dicas e informações valiosas que separamos!

O que são as ferramentas elétricas?

As ferramentas elétricas são aparelhos que facilitam a realização de diferentes trabalhos. Por isso, também existem ferramentas de diversas categorias.

As ferramentas elétricas manuais são aquelas que podem ser levadas para qualquer lugar, como as furadeiras, parafusadeiras, lixadeiras, marteletes, serra copo etc. E as ferramentas elétricas da linha pesada são os modelos de grande porte, usados em indústrias e linhas de montagem, como as serras e plainas para madeira de bancada, que são fixas.

Quais são as principais ferramentas elétricas manuais?

Tanto para hobbistas, como para diversos profissionais, as ferramentas elétricas manuais são as mais usadas. E existem muitas que você precisa conhecer e considerar agregar no seu kit. Confira as principais.

Furadeira

A furadeira é uma das ferramentas elétricas manuais mais versáteis. Afinal, ela pode ser usada para diferentes setores e funções, desde obras simples, até às mais complexas. É possível encontrar furadeiras elétricas ou a bateria, sendo esta última recarregável.

Você encontrará uma grande diversidade de furadeiras, sendo que cada modelo pode ser mais ou menos indicado para o trabalho que você deseja desempenhar.

As versões com mais impacto e potência são indicadas para furar metais e superfícies mais resistentes, como o concreto. Já as de menor impacto e potência, são usadas para perfurar madeira.

Algumas, ainda, além de furar, funcionam como uma verdadeira máquina de apertar parafuso elétrica, ou seja, com função de parafusadeira. O que traz mais funcionalidade e versatilidade nos seus trabalhos.

Você pode usar a furadeira para pendurar quadros, pregar móveis na parede, ajustar um guarda-roupa, consertar janelas, portas e gavetas, pendurar luminárias, lustres e prateleiras, entre outros trabalhos.

Parafusadeira

A parafusadeira é uma máquina elétrica de apertar parafusos. Ela pode ser separada da furadeira ou você pode comprar uma furadeira e parafusadeira.

Essa é uma opção bastante prática, capaz de substituir as chaves de fenda e phillips, tornando mais simples apertar e soltar parafusos. Outra vantagem é que essa é uma ferramenta elétrica manual super fácil de manusear, podendo ser usada até por quem não tem muita familiaridade com as ferramentas no geral.

Lixadeira

A lixadeira é uma das ferramentas elétricas para marcenaria indispensável. Afinal, ela reduz o processo de lixar, poupando trabalho e trazendo um resultado estético mais bonito. Além da madeira, claro, a lixadeira pode ser usada em outras superfícies.

Existem diferentes tipos, como a lixadeira elétrica pequena para madeira (para trabalhos pontuais ou hobbistas) e outras mais profissionais, com diferentes características, como lixadeira angular, lixadeira orbital, lixadeira de parede, lixadeira excêntrica etc. Também há opções de lixadeira bivolt, 127V ou 220V.

Essa ferramenta é usada para desbastar e dar acabamento fino em diversos materiais e superfícies, como móveis, paredes, madeiras, massa corrida e concreto.

Serra Tico Tico

Essa é uma excelente ferramenta para trabalhos com cortes de materiais, como metal, plástico e madeira. Basta alterar a lâmina de acordo com a sua necessidade de corte.

Além dos cortes retos, a serra Tico Tico permite trabalhar com acabamentos em círculos ou curvos, adaptando-se às diferentes necessidades.

Ainda que não seja uma ferramenta elétrica essencial, ela é bastante útil para diversos trabalhos, tanto os profissionais, como as necessidades em casa, sendo especialmente importante para quem realiza trabalhos de marcenaria.

Serras e discos de corte

Embora a tico-tico seja a mais conhecida, existem outros tipos de serras, como a circular, usada para fazer cortes retos, rápidos e precisos na madeira. Devido ao seu design, há a possibilidade de trocar os discos, fazendo cortes em placas de acrílico e metal.

Outra opção é a serra de bancada, muito fácil de manusear, que assegura mais firmeza, estabilidade e segurança nas atividades. É possível encontrar diferentes designs e formatos. A principal vantagem é poder cortar materiais mais duros e resistentes com alta eficiência, como madeira maciça.

Ainda existe a serra sabre, que é multifuncional, ideal para fazer cortes em locais de difícil acesso, como chapas metálicas, placas de gesso e canos de PVC. E a serra mármore usada para serrar materiais mais duros como tijolos, concretos, cerâmicas, porcelanatos, mármore, granito, bronze, plástico, aço, ferro etc.

Os diferentes discos também contribuem para deixar seu trabalho mais simples, com opções adequadas para cortar tubos, barras, placas, chapas e perfis.

Esmerilhadeira

A esmerilhadeira é uma ferramenta muito resistente, capaz de cortar, polir ou desgastar materiais, mesmo os mais rígidos, de maneira potente. Cada disco é destinado a um tipo específico de superfície.

Também existe a moto esmeril, uma esmerilhadeira com motor de alta rotação, usada para afiar e amolar outras ferramentas, arredondar cantos, tirar rebarbas e excesso de tinta, entre várias outras funções.

Plaina

A plaina é uma das ferramentas mais buscadas por marceneiros. Não à toa, muitos procuram por plaina elétrica barata e boa. Essa é uma ferramenta que funciona de modo semelhante à lixadeira, ajudando a criar um acabamento de qualidade para peças de madeira, tornando as superfícies mais lisas e niveladas.

Tupia

A tupia é uma ferramenta para fazer molduras e ranhuras, enfeites, bordas arredondadas, furos e encaixes e nivelar arestas.

Martelete

O martelete é ideal para trabalhos pesados, como a perfuração de superfícies resistentes (concretos, cerâmicas e pisos em geral) ou para demolição de pisos, vigas e pilares. Os tipos mais usados de martelete são o rompedor, para romper as superfícies, e o demolidor, para os trabalhos de demolição.

Talhadeira

A talhadeira é um tipo de ponta que pode ser usada no martelete. Ela é empregada para abrir paredes para a passagem das tubulações hidráulicas e instalações elétricas e para retirar o excesso de argamassa.

Medidor de nível a laser

Muitas pessoas nem imaginam, mas o medidor de nível também pode ser considerado uma ferramenta elétrica, porque conta com baterias.

A principal vantagem de usar o nível a laser é a possibilidade de deixar o seu trabalho mais preciso, substituindo outros itens, como níveis manuais, prumo e mangueiras de nível. O medidor de nível a laser é fundamental para a realização de paredes, revestimentos, esquadrias, entre outras funções.

Como utilizar ferramentas elétricas?

Tão importante quanto escolher a ferramenta elétrica certa, é o uso adequado desse equipamento, garantindo a segurança. Veja algumas dicas que separamos.

Use equipamentos de proteção individual (EPI)

O uso dos EPIs é essencial para ter mais segurança. Assim, sempre considere a ferramenta que você irá usar e o tipo de trabalho que irá fazer e então opte pelos EPIs corretos.

Alguns itens que você pode usar são: óculos de proteção, proteção para os ouvidos, capacetes, entre outros.

Leia atentamente o manual de instruções

Muitas pessoas, na ansiedade de usar a ferramenta, acabam esquecendo de ler o manual de instruções e isso é um erro que pode comprometer sua segurança e até a durabilidade do equipamento.

No documento, você encontrará informações indispensáveis sobre como usar a ferramenta, a voltagem, os cuidados com o encaixe de serras, as funções, a necessidade de equipamentos de proteção, o que não fazer e outras recomendações para a guarda e conservação da ferramenta elétrica.

Evite carregar a ferramenta pelo cabo

Muitos usam o cabo para descer ou subir a ferramenta de um lugar alto. Essa prática reduz a vida útil do equipamento, porque desgasta o fio e pode provocar graves acidentes. Antes de usar, sempre inspecione os cabos e evite usar cabos com emendas, porque pode causar curtos e choques.

Use a ferramenta certa

Cada serviço tem uma ferramenta mais indicada. Evite “gambiarras”, pois isso pode danificar seus equipamentos e colocar sua segurança em risco, já que a ferramenta não foi feita para executar determinado tipo de serviço.

Não use roupas folgadas, nem adornos

Roupas folgadas e adornos (brincos, anéis e correntes) podem dificultar a operação das ferramentas elétricas manuais e ainda esses adornos ou partes das roupas podem enroscar nos equipamentos e no motor, causando sérios acidentes.

Mais dicas

Além dessas, existem outras dicas de uso que você precisa considerar, como:

  • verifique a qualidade das ferramentas, assegurando que elas estão adequadas para o uso;
  • faça a manutenção dos equipamentos conforme indicações do fabricante;
  • sempre desconecte a ferramenta da tomada quando não estiver usando;
  • jamais use uma ferramenta caso não tenha conhecimento de como operá-la;
  • quanto estive trabalhando em altura, evite deixar a ferramenta em um local do qual ela pode cair;
  • nunca transporte ferramentas pontiagudas ou componentes no bolso;
  • tenha ferramentas reservas;
  • armazene suas ferramentas em um local seguro, dentro de uma caixa de ferramentas;
  • tome uma distância segura das pessoas e dos objetos ao redor quando for usar as ferramentas.

Como escolher as melhores ferramentas elétricas?

Se você está pesquisando por sites de ferramentas elétricas ou promoção de ferramentas elétricas saiba que, além do preço, existem muitos outros pontos que é preciso considerar para uma compra acertada. Veja as dicas abaixo.

Busque a ferramenta certa para o serviço

O primeiro passo é entender quais ferramentas você precisa. Como vimos neste conteúdo, existem ferramentas elétricas para diferentes tipos de serviço e materiais. Então, considere os trabalhos que irá fazer e os materiais com os quais irá trabalhar, escolhendo as opções adequadas.

Avalie as especificações técnicas

As especificações técnicas são fundamentais para assegurar que sua ferramenta elétrica terá serventia no seu dia a dia. Um ponto importante é considerar a tensão elétrica que deve ser compatível com a sua casa ou oficina.

Além disso, vale a pena conferir:

  • velocidade: impacta totalmente no desempenho, em geral, quanto maior a velocidade, mais rápido será o serviço. Em uma lixadeira, isso é medido pela velocidade dos discos, já em uma furadeira, será indicado em RPM. Contudo, ferramentas velozes também costumam ser profissionais e precisam de cuidado extra no manuseio;
  • potência: as opções com potência mais alta são indicadas para uso profissional. Uma furadeira doméstica, por exemplo, tem entre 300 e 400 watts, já uma profissional terá entre 550 a 680 watts;
  • ergonomia: confira o peso da ferramenta e o material do qual ela é feita. As que contam com empunhadura emborrachada costumam ser mais confortáveis;
  • fonte de energia: verifique se a ferramenta funciona apenas ligada à energia ou conta com bateria e qual sua necessidade de mobilidade.

Pense no conforto

Além das características técnicas, é muito importante que você avalie o nível de conforto que a opção apresenta. É importante que você consiga segurar a ferramenta com firmeza, para ter mais segurança na operação.

Assim, prefira as opções com design ergonômico, empunhadura emborrachada e de um peso e tamanho ideal para ficar encaixada na sua mão, evitando que a ferramenta deslize e cause acidentes.

Atenção aos acessórios

Muitas vezes, você pode encontrar uma ferramenta com preço muito abaixo do mercado, mas os acessórios acabam custando mais que os concorrentes – tornando o uso mais complicado, já que você não conseguirá encontrar boas peças para que a máquina cumpra sua função com precisão.

Então, avalie quais acessórios a ferramenta usa e veja se é fácil encontrá-los e quanto eles custam. Algumas marcas apenas trabalham com acessórios próprios, enquanto outras permitem que você compre acessórios de diferentes marcas.

Confira as funções adicionais e a assistência técnica

As funções adicionais devem estar relacionadas aos usos que você fará. Por exemplo, se você for trabalhar com superfícies mais resistentes, pode ser interessante comprar uma furadeira de impacto. Para trabalhos em casa, essa função pode ser dispensada.

Não se esqueça de conferir se a marca possui assistência técnica próxima da sua cidade.

Prefira as marcas conhecidas e respeitadas

Optar por ferramentas de marcas conhecidas e respeitadas é uma ótima maneira de assegurar qualidade e durabilidade, além de ter mais facilidade na hora de encontrar acessórios. Boas sugestões são as ferramentas elétricas Bosch, ferramentas elétricas Makita, Stanley, Black&Decker, entre outras.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que as ferramentas elétricas podem ser manuais (portáteis para diferentes trabalhos) ou pesadas (não podem ser transportadas e são indicadas para usos industriais). Também viu as ferramentas elétricas manuais mais usadas, além de dicas sobre como usar e escolher esses equipamentos.

Na Moscardini, você encontra ferramentas elétricas manuais para diferentes serviços e necessidades, das melhores marcas e com preços atrativos. Confira nossas opções e equipe seu kit de ferramentas!