Reforma de cozinha: as principais dicas para a cozinha dos sonhos!

A cozinha é o coração da casa. Afinal, é neste espaço que reunimos a família e os amigos e que preparamos refeições deliciosas. Por isso, a reforma de cozinha é um dos temas mais procurados.

Modernizar essa área, integrá-la à sala de jantar ou de estar e deixar a cozinha mais inteligente e funcional são sonhos de vários brasileiros.

Para que esse sonho, contudo, não se torne um pesadelo, existem algumas dicas que você precisa considerar. Veja quais são!

Como planejar uma reforma de cozinha?

O planejamento é a etapa mais importante da reforma de cozinha. Pois é nele que você fará o levantamento de tudo o que precisa ser feito e também dos custos. Além disso, um bom planejamento deverá dividir a obra em etapas, ajudando na hora de comprar materiais e de se organizar.

Veja as etapas necessárias e como fazer o seu planejamento de forma coerente.

Entenda suas necessidades

O primeiro passo quando o assunto é reformar a cozinha, deve ser entender o que precisa ser feito. Liste as mudanças que são mais urgentes e que não são tão necessárias, mas você gostaria de fazer. Assim, caso o orçamento não consiga cobrir tudo, você já sabe o que não deve perder de foco.

Algumas alterações são muito importantes e não devem ser negligenciadas como vazamentos, infiltrações, revestimentos incompatíveis com as características da cozinha etc.

Já outras podem não ser prioridade, mas ajudariam a deixar seu espaço mais funcional, como: integração com a sala de estar ou de jantar, inclusão de bancada ou ilha, mudança de local da pia, forno ou geladeira, troca dos móveis planejados, troca de bancada da pia, troca de janela etc.

Para tornar essa verificação mais confiável, conte com ajuda especializada, como de um engenheiro ou arquiteto. O profissional poderá lhe orientar sobre o que é realmente necessário fazer e quais alterações adicionais podem ajudar a modificar o layout e deixar sua cozinha como você sonha.

A partir disso, ele irá realizar um projeto, com todas as alterações necessárias e estimar o tempo de obra necessário.

Estipule um orçamento

De posse do projeto e das mudanças que você precisa fazer, é hora de começar a fazer seu orçamento. É preciso orçar a quantidade de material em cada etapa, a mão de obra e demais recursos (como aprovação de projeto ou autorização da prefeitura).

Antes de começar a reforma, saiba qual é o limite máximo que você pode gastar. Tente deixar sua reforma em 80% desse valor e salve o restante para possíveis emergências, contratempos e outros problemas que podem acontecer durante uma reforma. Assim você não fica sem recursos para lidar com as emergências.

Além disso, é válido analisar de onde sairá o recurso para a reforma. Pense se você já tem todo o montante ou não. Existem algumas alternativas que podem ser usadas como financiamentos e empréstimos específicos para construção. Essas linhas de crédito costumam ter condições diferenciadas e podem ser interessantes caso você não tenha todo o recurso.

Evite usar o cartão de crédito, se for possível, porque os juros podem ser mais altos do que os financiamentos e empréstimos.

Faça o cronograma de obras

Depois de entender o que você precisa fazer e quanto terá de gastar, é hora de montar um cronograma de obras. Afinal, sua obra precisa ter começo, meio e fim,seguindo uma ordem cronológica que faça sentido.

Caso tenha contratado um profissional, ele será capaz de lhe ajudar nesse sentido, estipulando quais etapas devem ser feitas primeiro. Por exemplo: remoção de piso, quebra de parede, troca de encanamentos, instalação de revestimento e bancadas novos, instalação de móveis novos, instalação de torneiras e iluminação, limpeza e entrega.

Cada etapa deve ter um período definido para começar e terminar, já incluindo um prazo extra para possíveis atrasos (como demora na entrega de algum material de fornecedor ou outros problemas que possam acontecer durante uma obra).

Tente seguir esse cronograma, evitando que a sua reforma de cozinha se prolongue além do esperado e lhe traga mais dor de cabeça.

Compre os materiais e contrate a mão de obra

Uma forma de economizar, é pesquisando bastante em diferentes fornecedores de materiais. Além disso, você também pode avaliar o desconto oferecido pela loja caso vá comprar todo o material (ou a maior parte) com ela. Geralmente, compras em grandes quantidades oferecem bons descontos.

Avalie, ainda, qual é o desconto oferecido para a compra à vista e os juros praticados para as compras à prazo, verificando quais as possibilidades de encaixar no seu orçamento e economizar.

Nunca sacrifique a qualidade pela economia. Comprar materiais de segunda mão ou de marcas duvidosas, não é uma boa ideia. Porque esses itens não terão uma boa durabilidade e daqui alguns anos você terá que trocá-los, aumentando o custo da sua reforma.

O mesmo vale para mão de obra. Antes de contratar, peça por referências, converse com profissionais do setor para ver se eles indicam os profissionais e peça para visitar algumas obras já prontas, analisando o resultado final e conversando com o contratante. Evite pagar adiantado, para não ter dores de cabeça futuras.

Acompanhe a evolução

Acompanhe de perto a sua reforma de cozinha. Assim será mais fácil intervir caso algo saia fora do previsto ou aconteça algum problema. A cada etapa concluída, verifique a qualidade do que foi feito e acompanhe, também, o orçamento, evitando estourar o que você planejou.

Seja flexível

Embora com um planejamento, a reforma de cozinha costume ser mais tranquila, toda obra corre o risco de sofrer com imprevistos. Por isso, seja flexível. Guarde um pouco de dinheiro para as intercorrências que podem acontecer e saiba cortar determinadas etapas ou trocar alguns materiais para ficar dentro do seu orçamento.

Caso esteja reformando a cozinha enquanto mora no imóvel, seu planejamento também deverá considerar que o cômodo não poderá ser usado por um tempo. Assim, pense onde sua família fará as refeições e lembre-se de cobrir os demais móveis e proteger os outros cômodos.

Quanto é para reformar uma cozinha?

Uma reforma de cozinha pode variar muito no valor. Afinal, tudo depende da metragem do espaço, das intervenções que serão feitas e dos materiais que você irá usar.

Uma cozinha que apenas sofrerá com a troca do revestimento de piso e parede será, por exemplo, muito mais barata do que outra que precisará demolir paredes, trocar encanamentos, mudar a posição da pia etc.

Em geral, os profissionais usam um custo por m², que pode variar de região para região, e também dependendo dos materiais de acabamento que você usar. Uma média é em torno de R$1200 por m². Então, vamos supor que você queira reformar uma cozinha de 18m², nesse caso gastaria, em média, R$21.600 mil.

Como mudar a sua cozinha? As principais dicas para uma reforma de sucesso!

Apesar de todas as dicas que demos, ainda está difícil pensar na reforma da sua cozinha? Separamos algumas ideias práticas do que alterar nesse ambiente e como fazer essas modificações. Confira.

  • Avalie a estrutura do imóvel, principalmente caso vá integrar os cômodos, evitando derrubar paredes de sustentação.
  • Saiba onde passam os canos, para não sofrer acidentes quando for montar os móveis.
  • Analise se existem vazamentos ou sinais de infiltração, confira se os encanamentos são modernos, entenda onde estão os pontos de tomada e se eles estão adequados ao novo layout da sua cozinha.
  • Planeje os móveis de modo a conseguir otimizar o espaço da sua cozinha. Entenda o que precisa guardar e pense na parte de dentro dos móveis, como quantidade e altura das prateleiras, quantidade e posicionamento das gavetas, presença de porta-temperos ou adega etc.
  • Escolha revestimentos que sejam fáceis de limpar, não escorreguem e possam ser molhados.
  • Cuidado com o material da bancada da pia e demais bancadas. Opte por versões que não mancham com bebidas, alimentos ou gordura e que não juntem sujeira.
  • Opte por revestimentos retificados nos pisos e paredes, porque eles necessitam de uma junta menor (com menos rejunte), por isso acumulam menos sujeira.
  • Pense na melhor torneira para a pia da cozinha, considerando se você terá água quente ou não e o tamanho da sua bancada e cuba.
  • Analise a distribuição dos eletrodomésticos e garanta que sua cozinha terá funcionalidade, assegurando um espaço mínimo de circulação.
  • Depurador é um item obrigatório nas cozinhas pequenas, para que o cheiro não se espalhe pela casa toda (especialmente em cozinhas integradas).
  • Use bons materiais, inclusive aqueles que não são vistos, como canos, fios etc.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil organizar a reforma de cozinha? Encontre tudo o que precisa na Moscardini!