Tire todas as suas dúvidas sobre spot de embutir

A iluminação é um dos pontos mais importantes na hora de decorar uma casa. E um dos elementos que ajudam a deixar os espaços aconchegantes e bem iluminados é o spot de embutir.

É possível encontrar uma grande variedade desse tipo de spot, capaz de combinar com diferentes estilos decorativos e necessidades. Todos eles, contudo, são embutidos ou no teto ou no forro (que pode ser de gesso, de madeira ou de PVC).

A principal vantagem é que esses spots trazem um toque mais clean para a sua decoração.

Está sofrendo na hora de encontrar o spot de embutir adequado? A Moscardini te ajuda. Confira nossas dicas!

O que é spot de embutir?

O spot de embutir é uma luminária direcionada de LED que fica embutida no teto ou no forro. Essa é uma forma bastante eficiente de iluminação, porque 100% da luz é repassada ao ambiente.

Esse spot pode ser instalado em diferentes tipos de forro, como gesso, madeira, PVC, entre outros. A grande vantagem de usar o spot de embutir é que ele traz uma aparência clean e discreta.

Você pode usar o spot de embutir sempre que quiser uma luz direcionada. Ou seja, que ajude a valorizar móveis, objetos de arte, paredes e itens de decoração ou outros detalhes da sua preferência.

Ainda é possível ajustar as cores e os ângulos para criar uma iluminação muito mais personalizada.

Quais os tipos de spot de embutir?

São muitos os tipos de spots de embutir. Encontrar o ideal depende, principalmente, do estilo decorativo e do que se deseja com esse item. Vamos conhecer os principais?

  • Spots básicos: são encontrados em diferentes formatos, sendo o redondo e o quadrado o mais comum. O modelo é formado por pequenas garras e a instalação é feita por meio de furos no teto ou no forro usando uma serra-copo;
  • Spot de clicagem: diferentemente do anterior, o funcionamento desse spot é por meio da clicagem. Assim, basta clicar para para controlar a iluminação. É fácil de instalar e de substituir;
  • Spot de clicagem profunda: a profundidade permite que a iluminação seja direcionada a, praticamente, qualquer ponto, pois a peça ganha desenvoltura 360º;
  • Spot no frame: é uma peça chumbada diretamente no gesso. Por isso, quando é instalada, não pode ser removida. Toda a manutenção é feita dentro da peça;
  • Spot invisível: é feito de gesso, por isso a peça parece invisível no forro de gesso, apenas sendo observada quando a luz é acesa.

Outros tipos de spot

Além do spot de embutir, existem outros tipos de spot. Como:

  • spot de sobrepor: é fixado diretamente no teto, dispensando a necessidade de furos;
  • spot de trilho: pode ser movimentado para diversos locais, seguindo o trilho instalado;
  • spot para móveis: é usado para destacar um local específico. Pode ser usado em guarda-roupas, prateleiras, armários, entre outros.

Como escolher o melhor spot de embutir?

Com tantas opções no mercado, uma dúvida comum é sobre como escolher o melhor spot de embutir. Para lhe ajudar, a Moscardini trouxe as dicas mais importantes.

Posição

Os spots podem ter foco direcional ou foco fixo. No caso do foco direcional, você consegue mudar para onde a luz apontará, alterando os ângulos. Os modelos de foco fixo, por outro lado, não permitem esse ajuste.

Se você for usar um spot de foco fixo, garanta que a posição seja bem sinalizada. Ou seja, que o ponto a ser iluminado seja atingido. Porque, depois de instalado, você não poderá mudar o direcionamento da luz.

Nos banheiros e na cozinha, o melhor local para instalar o spot é sobre as bancadas e pias. Use o centro da pia ou o comprimento da bancada como referência. Em salas e quartos, evite usar spots em frente à TV, para que a luz não reflita na tela. Se for usar o spot em móveis, o ideal é embutir na parte de cima das estantes e prateleiras.

Lâmpadas

As lâmpadas do spot são essenciais. Os modelos podem ter de 1 a 4 lâmpadas em diferentes opções de cores.

As brancas com cor fria deixam os objetos mais nítidos, além de favorecer a concentração. Por isso, são mais indicadas para escritórios, cozinhas e banheiros. Já as amarelas de cor quente são mais aconchegantes e, por isso, ideais para quartos e salas.

As lâmpadas dicroicas de LED são as mais usadas nos spots de embutir. Elas são pequenas lâmpadas muito mais econômicas que podem ser embutidas no teto porque não geram calor.

Distância

Um ponto essencial é verificar a distância entre o spot e as paredes. O ideal é que os spots tenham uma distância entre eles de  75 cm a 1 metro.

Lembre-se de sempre instalar os spots na periferia dos ambientes. As distâncias variam dependendo se o spot é direcionável ou não. Os spots direcionáveis devem ficar entre 20 a 30 cm das paredes. E os não direcionáveis, devem ficar entre 10 a 15 cm.

Quantidade

A quantidade de spots instalados depende da necessidade de iluminação do ambiente, da distância entre os spots e dos elementos que serão destacados no espaço. Então, analise o local e pense no efeito desejado. Evite o excesso, porque isso traz desconforto.

Formato

Os spots de embutir são encontrados em diferentes formatos. Os mais comuns são o quadrado e o redondo. Eles podem ser usados em salas, quartos, cozinhas e também em móveis.

Já o spot de embutir retangular é mais usado em banheiros e corredores. É uma peça com duas a três lâmpadas e promove um foco de luz mais forte e direcionado no ambiente.

Como instalar spot de embutir?

Instalar um spot de embutir não é uma tarefa muito complicada. A Moscardini montou um passo a passo bem prático. Confira.

Ferramentas

O primeiro passo é separar as ferramentas necessárias. São elas:

  • furadeira serra-copo do tamanho adequado para o spot;
  • fita isolante;
  • chave Phillips;
  • alicate;
  • escada;
  • chave de fenda;
  • trena;
  • lápis.

Passo a passo

Tudo separado? Então, mãos à obra! Não se esqueça de desligar o disjuntor antes de fazer a instalação.

Passo 1: comece marcando o teto. Trace uma linha de 20 a 30 cm de afastamento da parede e paralela a ela. Meça essa linha com a trena e divida a medida pelo número de spots que serão instalados + 1. O resultado será a distância ideal entre os spots. Marque com o lápis cada local de instalação.

Passo 2: use a serra-copo para furar os locais onde os spots serão instalados. Coloque a ponta do serra-copo no local e comece a furar.

Passo 3: por trás do forro, passam 2 fios, o neutro e o fase (o retorno do interruptor). Puxe os dois fios e desencape-os sem cortá-los. O fio branco é o de retorno e o fio vermelho é o fase. O fio azul é o neutro.

Passo 4: conecte os fios da instalação elétrica no soquete do spot e isole com a fita isolante.

Passo 5: se ainda não estiverem instaladas, encaixe as presilhas nas laterais do spot. São elas que irão segurar o spot no gesso quando for instalar.

Passo 6: junte o spot e a lâmpada;

Passo 7: segure o soquete saindo do furo e encaixe os pinos da lâmpada dentro, fixando o spot na instalação.

Passo 8: levante as presilhas de cada lado e encaixe o spot dentro do furo. Empurre os fios antes de encaixar o spot. Ajuste o foco. Religue o disjuntor e teste a instalação.

Onde comprar spot de embutir?

Agora que você já sabe tudo sobre o spot de embutir, que tal levar esse item para sua casa?

Na Moscardini, você encontra uma grande variedade de modelos e estilos de spot de embutir. São versões quadradas, redondas e muito mais, com várias potências e temperatura de luz.

Gostou de saber mais sobre o spot de embutir? Confira as opções da Moscardini e transforme a iluminação da sua casa!