Iluminação de parede externa: como fazer?

A iluminação de parede externa é extremamente importante. Por isso, deve ser feita com cuidado, entendendo suas necessidades e quais os materiais mais indicados para isso.

Quando bem realizada, a iluminação de parede ajuda a deixar os espaços mais atrativos, valorizando sua fachada ou corredores, trazendo mais segurança e também permitindo o uso dos espaços externos e áreas de lazer durante à noite.

Não sabe como iluminar suas paredes externas? A Moscardini te ajuda!

Qual a importância da iluminação de parede externa?

A iluminação de parede externa é extremamente importante e, por isso, nunca deve ser ignorada.

Um dos principais benefícios trazidos é a segurança. Pois, uma casa bem iluminada, dificilmente será invadida. Já que qualquer pessoa conseguirá enxergar caso um meliante se aproxime ou tente pular o muro da sua casa, por exemplo.

Além disso, ao fazer um projeto de iluminação, você irá valorizar os espaços da sua casa, como a fachada e os corredores, por exemplo. Isso trará mais diferenciação à sua arquitetura, enfatizando os volumes e destacando os aspectos decorativos, como texturas, revestimentos, paisagismo, entre outros detalhes.

Por fim, a iluminação correta ajuda você, sua família e seus convidados a aproveitarem melhor a sua casa. Pois será possível desfrutar da área externa com segurança e conforto também no período noturno.

Como fazer a iluminação de parede externa?

Já está convencido de que a iluminação de parede externa é importante? Então confira as principais dicas que separamos!

Arandelas

As arandelas são tipos de luminárias de parede capazes de trazer um aspecto decorativo incrível. Justamente por isso podem ser usadas nas paredes de corredores, terraços, sacadas e varandas.

O feixe de luz emitido pode ser uni ou bidirecional, ou seja, tanto para cima, como para baixo e traz um toque mais elegante ao local, criando uma iluminação projetada e não direta.

Essas luminárias de parede são muito versáteis. É possível encontrar modelos que combinam com vários estilos decorativos.

Refletores de LED

Os refletores são muito resistentes, com opções capazes de resistir a poeira e até a jatos de água e chuva. Por isso, são perfeitos para uso nas áreas externas.

Os melhores locais para usar os refletores são aqueles em que você deseja emitir luz para pontos direcionados, para destacar algo específico. Por exemplo, em um corredor no qual um invasor pode entrar ou na entrada de casa.

Nos jardins, os refletores podem ser instalados de baixo para cima, iluminando plantas ou objetos de decoração. Para valorizar a sua fachada, como para destacar os volumes ou revestimentos, você também pode instalar refletores que iluminam de baixo para cima.

Fitas de LED

As fitas de LED são encontradas tanto em formato de fitas, como de mangueiras, que são mais resistentes e, portanto, mais indicadas para uso em áreas externas.

Elas podem ser usadas para destacar suas paredes externas. Por exemplo, você pode criar um caminho em um corredor ou da garagem até a porta de entrada. Também pode ser usada caso você tenha itens de destaque na sua parede, como nichos ou um jardim vertical.

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes não são exatamente uma opção para iluminar as paredes. Mas elas ficam bastante charmosas compondo a decoração de pergolados e outras áreas de lazer, como as próximas à piscina ou ao jardim.

Luzes embutidas

As luzes embutidas são excelentes para iluminar o rodapé das paredes, quando se deseja iluminar caminhos, por exemplo para a entrada de casa.

São, geralmente, luzes de LED instaladas a meia altura da parede. Elas ajudam a embelezar, criando um efeito cênico muito bacana, ao mesmo tempo que trazem mais segurança. Caso sua área externa tenha escadas, essa é uma ideia muito interessante, para evitar acidentes.

Luzes de chão

Instalar luzes no chão que refletem na parede é uma das principais sugestões de iluminação decorativa.

Essa dica é muito interessante caso você tenha algo na sua parede que deseja destacar. Por exemplo, um revestimento diferenciado, uma parede viva ou outros detalhes. Também é uma ideia bacana para iluminar a fachada e os muros pela parte externa da casa, já que a luz de chão é fácil de camuflar em meio ao jardim.

Viu só quantas ideias legais para fazer a iluminação de parede externa? Tudo o que você precisa para iluminar as áreas externas da sua casa, está na Moscardini. Confira!