Como escolher as torneiras da sua casa?

As torneiras são itens fundamentais em qualquer residência. Elas estão presentes em diferentes cômodos e trazem praticidade ao nosso dia a dia. Muitas, ainda, contam com um design elegante, capaz de adicionar mais estilo aos espaços.

Por isso, saber como escolher as torneiras de casa é tão importante. Além da beleza, você deve considerar características técnicas, que fazem a diferença na hora de usar o equipamento.

Parece muito complicado? Então confira esse guia completo que montamos!

Torneira de cozinha

A torneira para cozinha é indispensável no preparo das receitas, para lavar a louça, higienizar alimentos e outras necessidades. Veja as dicas para escolher corretamente.

Torneira ou misturador

Para decidir entre torneira ou misturador, você deve avaliar se existe o abastecimento de água quente no ponto a ser instalado.

Isso porque as torneiras são elementos mais simples, usados para liberar apenas água fria. Se você tiver ponto de água quente, contudo, precisará de um misturador, que mescle água quente e fria para que você escolha a temperatura de água desejada.

Os misturadores podem ser duplo comando (com um registro para água quente e outro para água fria) ou monocomando (a temperatura da água é ajustada conforme a posição da alavanca).

Bancada ou parede

Outro ponto importante é onde a instalação da torneira será feita, de acordo com a saída do encanamento.

A torneira de mesa ou bancada deve ser usada quando o ponto se encontra abaixo do topo de bancada. É um modelo clássico e muito usado na cozinha.

A torneira de parede é aquela instalada no ponto de água localizada acima da bancada. Essa é uma boa alternativa para cozinhas pequenas, pois você libera mais espaço da bancada.

Altura

Na cozinha, a torneira tem múltiplas funções. Por isso, para definir a altura ideal, considere o espaço necessário para lavar louças e panelas grandes e para higienizar alimentos.

O recomendável é deixar, no mínimo, 30 cm de altura, independentemente da torneira ser de bancada ou de parede.

Material

Há torneiras de cozinha de diferentes materiais. A torneira de plástico é produzida em ABS e geralmente é branca, mas pode receber pintura metalizada ou outras cores. Ela é mais barata, porém menos resistente.

A torneira de metal costuma ser a mais usada em cozinhas. Ela pode ter o miolo em latão, liga de cobre ou zinco e até aço inoxidável, com acabamento externo cromado. Existem, ainda, opções de torneira de alumínio, latão e cobre, com superfícies foscas ou polidas.

Extras

O que não faltam são modelos de torneira para cozinha. As torneiras gourmet estão em alta. Elas são modelos mais elaborados, com um design diferenciado e foco na funcionalidade.

Geralmente são modelos de torneira extensível, o que torna mais prático na hora de lavar louça.

Outra que é muito procurada é a torneira gourmet com filtro. A torneira com filtro tem a vantagem de dispensar a necessidade de ter um filtro de água na bancada, perfeita para cozinhas pequenas.

Também existe a torneira elétrica, uma solução para quem não tem ponto de água quente. O modelo usa energia elétrica para aquecer a água e existem gradações de temperatura que você pode escolher.

Torneiras do banheiro

A torneira para banheiro é outra que precisa de atenção na escolha. Ela deve trazer praticidade ao usar a pia e também combinar com o estilo decorativo do ambiente. Os metais no banheiro são fundamentais para reforçar a decoração desse espaço.

Torneira de bancada ou de parede

Assim como as torneiras de cozinha, as de banheiro também podem ser de bancada ou de parede, dependendo de onde a instalação está.

As torneiras de bancada são as mais usadas, com mais modelos diferenciados. Você pode tanto instalar esse modelo na bancada como na própria cuba (caso a cuba tenha espaço para instalação da torneira).

A torneira de parede funciona para qualquer tipo de cuba. E ainda tem a vantagem de que você pode controlar a altura da saída de água. Por isso, é o modelo mais usado com cubas mais altas, como as de apoio. E também é interessante para banheiros pequenos, otimizando o espaço disponível na bancada.

Torneira simples ou misturador

Novamente, a escolha entre um modelo simples ou misturador irá depender se há ou não ponto de água quente no seu banheiro.

A torneira simples é usada nos banheiros em que apenas há saída de água fria. E os misturadores para banheiros com ponto de água quente.

O misturador pode ser duplo ou monocomando. O duplo comando tem dois registros para controlar a saída de água quente e fria e o monocomando tem apenas um registro, misturando as temperaturas por meio de uma alavanca.

A vantagem é que a torneira monocomando para banheiro exige apenas um furo para a instalação na bancada, enquanto a duplo comando precisa de dois furos. Por isso, considere o tamanho da sua bancada,

Acionamento automático

A torneira com fechamento automático é uma opção muito procurada em banheiros, especialmente em locais públicos e banheiros com acessibilidade.

Há vários modelos, como a torneira com sensor, que reconhece quando você tira a mão, desligando o fluxo de água, e a torneira com timer, que desliga após um tempo pré-determinado.

Altura da bica

Quando for comprar torneiras para o banheiro, você encontrará opções de bica baixa, média ou alta.

As torneiras de bica baixa ou média funcionam melhor com cuba de apoio com mesa, de embutir, de sobrepor ou de semi encaixe.

Enquanto a torneira de bica alta é ideal para  as cubas de apoio ou outros tipos que têm o topo acima da altura da bancada.

Não use a bica alta com cuba embutida ou cubas de mesa, pois a distância entre o bocal da torneira e o ralo ficará muito grande, o que fará com que a água respingue.

Outros detalhes

Além desses quesitos, verifique o tamanho da torneira (precisa ser compatível com a cuba), a direção do jato de água (precisa ser direcionado para o ralo) e o espaço que ela toma da bancada (é preciso ter espaço para as mãos e o movimento em direção ao registro e sabonete).

Lembre-se, também, das cores e do estilo, que precisam ser compatíveis com a decoração do seu banheiro.

Por exemplo, um banheiro moderno e urbano, combina super bem com a torneira preta. Já um banheiro mais clean, fica melhor com a torneira em inox e quem deseja inovar pode investir na torneira rosé gold ou na torneira dourada.

Torneira para tanque

A torneira de tanque precisa de muito cuidado com a escolha, pois ela exige funcionalidade e durabilidade.

Torneira de tanque tradicional

Avalie quantas saídas de água você tem na lavanderia, para saber qual modelo de torneira para tanque escolher.

Se existe apenas uma saída de água, a torneira comum é o modelo indicado. Essa é a torneira tradicional, com apenas uma bica. Usada quando você não irá instalar uma máquina de lavar.

Torneira de tanque e máquina de lavar

A torneira de tanque e máquina de lavar é indicada quando só existe um ponto de água na lavanderia e você pretende usar a máquina.

Esse modelo de torneira possui a bica normal e uma derivação para alimentar a máquina de lavar. Assim, a torneira conta com duas saídas, uma para o tanque e outra para a máquina.

Torneira de máquina de lavar roupa

Algumas lavanderias possuem pontos de saída de água separados, um para o tanque e outro para a máquina de lavar. Se esse for o seu caso, você precisará de uma torneira convencional para o tanque e uma torneira de máquina de lavar, para ligar o eletrodoméstico.

Essa é uma torneira de abrir e fechar que permite controlar a saída de água para a máquina, sem ter que fechar o registro geral da lavanderia. É a melhor opção para as lavanderias, porque se der algum problema na sua máquina, é só fechar o registro específico para ela.

Torneira para área externa

A torneira para jardim e área externa tem algumas particularidades. Veja as dicas mais importantes.

Material

É muito importante que a sua torneira para área externa seja de um material resistente. Principalmente caso ela vá ficar exposta ao tempo. Ao escolher um material que dure mais tempo, você evita ter que ficar trocando a torneira continuamente.

Por isso, as torneiras de metal são mais indicadas. Porque elas contam com acabamento cromado e resistente.

Se você precisa de torneiras mais em conta, pode optar pelas versões de plástico ABS. Algumas conseguem ser bastante duráveis. Especialmente caso não fiquem expostas ao tempo.

Bitola

O diâmetro da bitola da torneira para jardim varia entre ¾ e ½. O detalhe influencia na vazão e pressão de água. Assim, considere essa informação para ter a melhor saída de água para aguar as plantas ou limpar a área externa.

Adaptador de mangueira

Uma opção muito usada na área externa é a torneira com adaptador para mangueira. Afinal, ela torna mais simples acoplar a mangueira de jardim. A dica é sempre retirar a mangueira depois de usar, para evitar problemas.

Abertura

A abertura depende das preferências do usuário. Os modelos com alavanca, conhecidos como torneiras esféricas, são bastante práticos, pois abrem e fecham com apenas um movimento.

Também existem os modelos com abertura de borboleta tradicional que precisam de mais voltas para abrir. Em contrapartida, controla melhor o fluxo de água.

Ainda existe a torneira com abertura slim, que desliza 180º para abrir e é muito prático de usar.

Segurança

Se você precisa de uma torneira para área externa compartilhada ou quer mais segurança, a dica é investir no modelo com cadeado.

A torneira de jardim esfera com cadeado apenas libera o uso com a chave. Pode ser usada em ambientes comuns e também caso você vá ficar longos períodos fora de casa.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu dicas para escolher as torneiras por ambiente da sua casa.

As torneiras podem ser normais, para saída apenas de água fria, ou misturador, quando há saída de água fria e quente. Esta última, ainda, pode ser duplo comando (com registros separados para água quente e fria) ou monocomando (com apenas um registro e sistema de alavanca para misturar a água).

O local de instalação também pode variar, com opções para bancada e parede. Assim como é possível encontrar modelos gourmet, com filtro, elétricos e diversas outras funções. Sempre considere o que você precisa em termos de facilidade e entenda como a torneira certa pode trazer isso.

É claro que as torneiras, ainda, contribuem para a decoração. Por isso, é importante avaliar o design, o material e as cores. Pensando em como a torneira combina com o estilo do ambiente e ajuda a valorizar o seu espaço.

Agora ficou mais fácil escolher as torneiras para sua casa? Confira as opções da Moscardini!