Como escolher a caixa d’água?

A caixa d’água é um item indispensável em qualquer construção. Afinal, sem ela, caso acabe o fornecimento de água da rua, você não terá água dentro da sua casa ou escritório.

Nas cidades em que o abastecimento sofre com interrupções frequentes, essa escolha é ainda mais essencial.

Está construindo ou reformando e não sabe qual caixa d’água escolher? Veja as dicas que a Moscardini separou!

Quais os modelos de caixa d’água?

Basicamente, você encontra 3 modelos disponíveis. Vamos ver em detalhes?

Caixa d’água de polietileno

Essa é uma caixa d’água com vida útil aproximada de 30 anos. É um modelo leve e fácil de manusear, sendo o mais comum e presente na maioria das residências.

Graças às novas tecnologias, essas caixas d’água têm sido produzidas à base de polímeros ecológicos, o que reduz o impacto causado ao meio ambiente. Uma vantagem é que sua superfície interna é lisa, o que protege contra o acúmulo de sujeiras nas laterais, mantendo a água em boas condições para uso.

Caixa d’água de fibra de vidro

Essa caixa é fabricada com resina de fibra de vidro e tem uma vida útil ainda maior que a de polietileno. Também é uma versão leve e fácil de manusear, contudo é mais frágil. Outro ponto positivo é que não agride o meio ambiente. O ideal é optar por modelos com proteção contra os raios UV.

Caixa d’água de aço inox

A caixa d’água de aço inox é a mais rápida de limpar. Esse é um material bastante resistente, que oferece água fresca por mais tempo, já que a condutividade do calor é pequena no metal.

Se a estética é importante para você, essa é uma das melhores alternativas. Também é uma opção bastante higiênica. Mas é importante manter sua caixa d’água de aço inox longe dos raios solares.

Além dessas, também existem as de fibrocimento com amianto.Um modelo mais antigo e pouco usado.

Como saber qual caixa d’água usar?

Agora que você já conhece os principais modelos, que tal ver as dicas para escolher a certa? Confira!

Capacidade

O primeiro ponto é pensar no tamanho. A capacidade deve ser adequada para suprir a demanda dos moradores, no caso de falta de abastecimento.

Na construção civil, usa-se a média de consumo de 150 litros diários por morador. O ideal é que a caixa d’água consiga suprir as necessidades dos moradores por 2 dias.

Então, se na sua casa moram 3 pessoas, é só multiplicar 3 por 150. O resultado será 450. Esse valor deve ser multiplicado por 2 dias. Resultando em 900 litros.

Mas, é claro, que essa é uma média. Por isso, se vocês têm itens que consomem bastante água ou necessidades diferentes, podem adicionar uma média maior, como 200 litros por habitante.

Local de instalação

É importante pensar onde ela será instalada. Pois, o local precisa suportar o peso da caixa cheia. Não adianta escolher um modelo com grande capacidade se a estrutura da sua casa não suportar esse peso extra.

Em geral, o peso da estrutura é de 20 a até 112kg, considerando a caixa d’água vazia. Com água, o peso pode ser muito maior. Por exemplo, uma caixa d’água de 1500 litros pesa em torno de 1,5 tonelada.

Por isso, o local mais indicado é a laje da casa ou outra estrutura de alvenaria construída exclusivamente para manter a caixa. Esse local deve ficar no alto, para garantir que a água tenha pressão.

Se você precisa de uma caixa d’água com grande capacidade, prefira dividir essa quantidade de água em duas caixas menores. Assim, ao invés de comprar uma de 1500 litros, por exemplo, você pode comprar duas caixas de 700 litros cada. A instalação também pode ser feita em pontos diferentes.

Essa é uma maneira de distribuir melhor o peso e manter a mesma quantidade de água que os moradores precisam.

Tampa

A tampa é essencial em qualquer caixa d’água para evitar sujeiras, entrada de bichos e outros problemas. Basicamente, você encontra dois tipos de tampa: de rosca e de click.

A tampa de rosca precisa ser rosqueada até o final para garantir a vedação completa. Já a de click precisa apenas ser encaixada na base do modelo, dando ¼ de volta para travar.

E a cisterna?

Embora tanto a caixa d’água como a cisterna sejam indicadas para armazenar água, elas possuem diferenças entre si.

A cisterna é mais usada como reservatório de água da chuva. Assim, essa água deve ser usada apenas para tarefas domésticas, como lavar o quintal, regar as plantas ou dar descarga.

Já a caixa d ‘água é abastecida pelo fornecimento público. Por isso, a água armazenada pode ser usada em qualquer situação, como: para cozinhar, tomar banho, lavar roupa etc.

Outra diferença é que a cisterna deve ser instalada abaixo do nível da casa, enquanto a caixa d’água precisa ser instalada em um ponto alto.

A instalação também tem custos diferentes, pois a cisterna costuma precisar de um investimento maior.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher a caixa d’água certa para o seu imóvel? Na Moscardini, você encontra diferentes tipos e capacidades de caixas d’água. Confira nossas opções!