Verdades e mitos sobre fiação elétrica: aprenda a escolher corretamente os cabos de energia

Ao embarcar em um projeto de reforma ou construção, a instalação da fiação elétrica se destaca com uma das etapas mais importantes.

Os cabos têm a função de conduzir a energia para toda a residência, portanto, conhecer os tipos é essencial para evitar riscos e garantir uma instalação segura e eficiente.

Sendo assim, neste artigo exploraremos algumas verdades e mitos comuns sobre fiação elétrica para auxiliar você na melhor escolha para o seu projeto.

Acompanhe a leitura!

Quais são os tipos de fiação elétrica?

É comum que haja dúvidas na hora de escolher a fiação elétrica, já que existem diversos modelos e cores disponíveis para diferentes funções.

Isto é, muitos fios e cabos podem ser mais finos e flexíveis, outros não. Ademais, dependendo da rede e potência da energia, como de chuveiros, é importante escolher fios de 4 mm a 6 mm.

Outro ponto de atenção são as bitolas. É fundamental escolher o modelo certo,

a utilização de uma bitola inferior pode ocasionar sobrecarga no sistema elétrico.

Por fim, conheça quais são os modelos populares de fios e cabos usados para a instalação da fiação elétrica:

  • Os fios sólidos, feitos de PVC e material rígido, são ideais para a instalação de chuveiros, tomadas e quadros elétricos;
  • Os cabos PP são feitos com fios de cobre, com duas camadas de isolamento e oferecem flexibilidade e resistência, indicados para ligações de eletrodomésticos e projetos de iluminação;
  • Os cabos paralelos consistem emfios de cobre flexíveis e resistentes, recomendados para pequenas instalações, como aparelhos portáteis, lustres e abajures;
  • Oscabos flexíveis e rígidos, também feitos de cobre, com isolamento de PVC, são mais utilizados na instalação de bombas de piscina, fornos elétricos de restaurantes, máquinas industriais, etc.

Verdades e mitos sobre fiação elétrica

Agora que você conhece os modelos populares de fios e cabos, confira algumas verdades e mitos sobre fiação elétrica:

1 — Verdade: É necessário proteção contra sobrecarga

Os disjuntores e fusíveis são essenciais para proteger a fiação contra sobrecargas. Estes itens cortam a energia em caso de problema e previnem incêndios e danos aos aparelhos.

2 — Verdade: O aterramento é crucial

O sistema de aterramento evita choques elétricos e protege os aparelhos. Certifique-se de que seu sistema elétrico está adequadamente aterrado.

3 — Mito: Todas as tomadas são iguais

As tomadas devem corresponder às suas necessidades e ao tipo de aparelhos que serão conectados. Use tomadas GFCI em áreas úmidas e tomadas de aterramento onde necessário.

4 — Mito: Fios mais finos economizam dinheiro

Usar fios mais finos do que o necessário pode sobrecarregar o sistema e causar incêndios. É fundamental dimensionar corretamente a fiação.

5 — Mito: Fios sem isolamento não são essenciais

O isolamento protege contra curtos-circuitos e choques elétricos. Por isso, todos os fios em uma instalação devem estar devidamente isolados.

6 — Verdade: A segurança é prioridade

Contrate um eletricista licenciado para garantir que a instalação seja feita conforme os padrões de segurança. Não tente fazer isso sozinho, a menos que tenha treinamento apropriado.

Na Moscardini você encontra diversos modelos de fios e cabos de alta qualidade para o seu projeto de fiação elétrica. Acesse o site e faça seu pedido pelo WhatsApp.

Visite também uma de nossas lojas físicas e receba um atendimento personalizado da nossa equipe, com toda orientação necessária para garantir sua segurança e satisfação.