Como fazer um jardim? 7 ideias incríveis!

Ter um jardim em casa é mais do que uma tendência decorativa. Afinal, a proximidade com a natureza é excelente para relaxarmos e termos mais bem-estar. Justamente por isso, a integração de áreas externas e internas está com tudo.

A boa notícia é que qualquer cantinho em casa pode ser transformado em jardim. E até quem mora em apartamento pode aproveitar essa tendência, por exemplo com os jardins verticais – que podem aparecer nas varandas ou em qualquer outra parede interna.

Quer ter um jardim em casa, mas não sabe por onde começar? Veja as dicas que separamos para te ajudar!

1- Avalie o espaço

Antes de tomar qualquer decisão, você deve avaliar o espaço disponível para o jardim. São vários os quesitos importantes que devem ser observados. Como se a área é interna ou externa, a quantidade de luz solar que recebe (e em quais horários), a circulação de ar e ventilação, as características técnicas e outros pontos.

Dessa forma, você será capaz de definir as melhores espécies para as condições climáticas do seu jardim – e também analisar se terá que fazer algumas alterações, como pensar em um sistema de drenagem.

2- Considere sua disponibilidade e experiência

Além do espaço, é importante que você considere a sua disponibilidade e experiência para a jardinagem. Quem não tem muito conhecimento e nem tempo para cuidar das plantinhas, deve optar por espécies que exijam menos cuidados, como regas mais espaçadas e sem tanta necessidade de adubação.

Já se você é um expert no assunto, pode investir em espécies mais delicadas – principalmente caso tenha tempo para se dedicar ao cultivo.

3- Escolha um tipo de jardim

Existem inúmeros tipos de jardim que você pode usar – e a escolha deve considerar as características do seu espaço e a sua experiência com a jardinagem.

Quem mora em apartamentos ou casas pequenas (sem área externa), pode investir no jardim vertical. Nesse caso, você pode usar uma treliça de madeira e pendurar os vasos de plantas em uma parede da varanda, de um corredor externo ou de alguma área interna da casa, como a cozinha ou a lavanderia.

Outra opção é investir em plantas para dentro de casa, como o jardim de inverno. Ele é ótimo para deixar a área interna mais aconchegante, além de adicionar um detalhe charmoso a sua decoração.

Se você tem mais espaço, que tal um jardim tropical? A ideia consiste em usar plantas tropicais, que além de lindas, são mais fáceis de se desenvolver no nosso clima. Outra ideia legal é um jardim oriental, com inspirações principalmente japonesas, como bonsais, fontes de água, detalhes em bambu, caminhos de pedra, etc.

Quem adora meditar, pode criar um jardim zen – que favorece o relaxamento e o bem-estar. As fontes de água ajudam muito e você pode criar um cantinho específico dentro do jardim para meditar, com incensos, velas aromáticas, futtons e outros detalhes.

Não tem muita habilidade com jardinagem – e nem tempo para cuidar das plantinhas? Opte pelo jardim desértico. Você usará como base cactos e suculentas que precisam de pouquíssimas regas, e pedras e areia para complementar o visual. Além de lindíssimo, é uma opção bem mais simples de cuidar. Se quiser incluir alguma flor, pode investir na rosa do deserto.

4- Defina as melhores espécies

Depois de analisar as partes técnicas, é hora de começar a separar as mudas que serão plantadas. Elas devem estar de acordo com o tipo de jardim, as características do espaço e a sua habilidade e tempo para a jardinagem.

Uma forma bacana de escolher as espécies é analisando a quantidade de iluminação que o jardim recebe, pensando em plantas de sombra ou de sol.

As plantas de sombra são ótimas para cultivar dentro de casa, como em um jardim vertical onde não bata muito sol, ou um jardim de inverno. Algumas espécies interessantes são: Chifre de Veado, Cheflera, Costela de Adão, Renda Portuguesa, Antúrio, Zamioculca, Espada de São Jorge, Tilândsia, Pacová, Lírio da Paz e Bambu da Sorte.

Já as plantas de sol são as melhores opções para canteiros e jardins em áreas externas. Algumas espécies legais para você plantar são: Rosa do Deserto, Camélia, Girassol, Hortênsia, Jade (Árvore da Felicidade), Azaleia, Mandacaru, Petúnia, Rosa de Pedra, Agave, Jiboia (perfeita para jardins verticais), Buxinho (ótima para canteiros e cercas vivas), Begônia, Onze Horas, Primavera (para cobertura de pergolados), entre outras.

Analise a quantidade de regas que a espécie demanda e os cuidados específicos, como podas e adubação.

5- Use complementos

Que tal deixar seu jardim ainda mais confortável e charmoso? Os complementos são essenciais, principalmente para os jardins externos e os de inverno. Você pode, por exemplo, adicionar um banco para apreciar a beleza do seu jardim (nas varandas, eles também podem ser usados) ou cadeiras para áreas externas.

As pedras são itens que ajudam a trazer finalização ao jardim. Os seixos são os mais usados, mas existem vários outros tipos, de diferentes tamanhos e cores. Dá para montar caminhos e fazer diferentes efeitos visuais.

Que tal deixar seu jardim bacana também à noite? Invista em refletores de chão, de cores diferentes, posicionados em locais estratégicos para valorizar ainda mais seu jardim.

Ainda é possível incluir pergolados, balanços, redes e outros acessórios para tornar esse espaço mais prazeroso.

6- Explore diferentes níveis

Para que seu jardim fique bonito visualmente, a dica é criar diferentes níveis, com plantas mais altas e outras mais rasteiras.

Com os jardins de vasos, isso também é possível. Aliás, se você não tem muito espaço ou vai montar seu jardim na varanda, os vasos são os mais indicados. É possível usar vasos maiores e menores, de diferentes alturas – e também plantas pendentes e kokedamas, por exemplo.

Para os jardins externos, use arbustos de várias alturas, faça canteiros, use plantas pendentes ou trepadeiras e explore essas diferenças visuais, inclusive no contraste de cores das espécies.

7- Use as ferramentas certas

Para deixar seu jardim sempre bonito – e também para conseguir plantar e cuidar das diferentes espécies, as ferramentas certas são muito importantes. Regadores, rastelos, pás, tesouras de poda, vassouras de jardim, vasos, mangueiras de água, tesouras de grama e outros equipamentos devem fazer parte dos seus cuidados com a jardinagem.

E, claro, todos esses itens devem ser de qualidade, com boa durabilidade e segurança.

Gostou das nossas dicas para montar um belo jardim? Na Moscardini, você encontra tudo o que precisa para deixar seu jardim sempre bonito. Confira nossos produtos voltados à jardinagem!