Decoração de cozinha: 7 dicas para transformar a sua cozinha com estilo?

A cozinha é o coração da casa, onde passamos uma boa parte do dia, preparando refeições e compartilhando momentos com a família. Por isso, a decoração de cozinha tem ganhado destaque, ajudando a valorizar ainda mais essa área tão especial.

Se você quer dar cara nova a sua cozinha, mas não sabe como fazer isso, veja as dicas que separamos!

Por que decorar a cozinha?

A decoração de cozinha vai além da estética. Ela também se preocupa com a funcionalidade, garantindo que o espaço será pensado de maneira adequada ao uso.

Isso significa que um bom projeto decorativo, por exemplo, incluirá uma iluminação adequada, disposição correta dos eletrodomésticos, área de circulação, entre outros pontos. Juntos eles são capazes de deixar sua cozinha mais bem iluminada, segura e prática, transformando o uso e garantindo mais agilidade.

Além disso, é claro, você pode fazer com que o espaço fique mais adequado ao seu estilo de vida. Por exemplo, quem gosta de receber pessoas em casa, pode investir em uma cozinha em conceito aberto, que integra os ambientes e faz com que você possa cozinhar e continuar conversando com seus visitantes. O mesmo vale para quem tem filhos pequenos e precisa cozinhar, mas continuar de olho no que eles estão fazendo.

Decoração de cozinha: as 7 principais dicas

Já está convencido de que a decoração de cozinha é muito importante? Confira as principais dicas para transformar esse ambiente!

1- Avalie as características do seu espaço

Antes de pensar em estilos de decoração para cozinha ou outros pontos, avalie o seu cômodo e entenda as características e necessidades dele. Por exemplo, se você tem uma cozinha compacta, precisará pensar em ideias que ajudem a ampliar visualmente, como cores claras, móveis com portas espelhadas e uma boa iluminação.

Já um ambiente integrado pede um cuidado extra, considerando o estilo decorativo dos demais espaços. Eles não precisam ser os mesmos, mas devem ter um ponto em comum – como uma cor que se repete ou um elemento (madeira, vidro, aço etc.).

2- Escolha as cores

Agora que você já analisou melhor sua cozinha, é hora de definir a paleta de cores. Esse é um ponto muito importante porque oferece a sensação do espaço. Para cozinhas muito pequenas, como as de apartamento, a dica é investir em cores claras e neutras, que ajudam a ampliar o olhar – ao mesmo tempo em que deixam as cozinhas mais bem iluminadas.

Se a sua cozinha é um pouco maior e você quer um toque de aconchego, pode investir em detalhes mais escuros, como alguns móveis ou uma bancada.

As cozinhas coloridas estão em alta – e são excelentes para pessoas com uma personalidade mais arrojada e criativa. Você pode usar os móveis coloridos e deixar os restantes dos elementos (como bancadas e revestimentos) mais neutros. Ou usar pontos de cor em detalhes, como os revestimentos da rodabanca.

3- Crie um ponto focal

O ponto focal é aquele item que atrai o seu olhar assim que você entra no espaço. Ele ajuda a trazer destaque a sua decoração e torna o ambiente visualmente mais interessante e rico. Entre agora na sua cozinha e faça o teste: qual o primeiro ponto que chama a sua atenção? Você gosta desse detalhe?

Se a resposta for negativa, está na hora de mudar o seu ponto focal. São várias as opções como um conjunto de armários de uma cor diferente ou com outro detalhe (como uma porta de vidro ou espelhada), prateleiras com objetos decorativos ou vasos de plantas, um quadro, um belo relógio de parede, uma parede com cimento queimado ou papel de parede (que possa ser usado na cozinha) etc.

4- Pense na organização

Como explicamos no tópico anterior, a decoração de cozinha não é apenas estética. Por isso, considere a funcionalidade. É muito importante que haja espaço suficiente para a organização dos seus objetos.

Os armários planejados são os mais usados por quem tem cozinha com pouco espaço e muitos itens para guardar. Assim, você consegue definir exatamente a quantidade de armários que precisa, o tamanho deles, a altura das prateleiras, a quantidade de gavetas etc.

Se você mora em um local que já tem armários, como quem mora de aluguel, mas precisa de mais espaço de organização, vale a pena investir em prateleiras e nichos. Elas são ótimas também para cozinhas pequenas, pois, como não têm portas, não pesam visualmente. Só é importante lembrar que os itens dispostos ficarão à vista e precisam ser mais organizados.

As prateleiras flutuantes são opções modernas e tendência na decoração de cozinha. Para quem tem uma cozinha americana ou com ilha, esse modelo pode ficar sobre a bancada ou a ilha, criando um ponto focal, ajudando na organização e adicionando modernidade.

Ainda é possível investir em soluções móveis, como estantes ou outros itens que possam ser retirados, no caso de quem mora de aluguel.

5- Use utensílios e objetos de decoração

Os objetos de decoração e os próprios utensílios de cozinha ajudam a deixar seu ambiente mais charmoso e com o seu estilo. Separe alguns utensílios ou louças mais bonitos para ficarem à vista, como dentro de um armário com porta de vidro, nas prateleiras ou sobre a bancada.

Além dos utensílios, você pode usar quadros, livros de receita, relógios de parede, paredes de lousa para incluir recados e outros detalhes.

Até mesmo os detalhes da cozinha podem transformar a sua decoração. Por exemplo, uma bela torneira gourmet traz facilidade para o dia a dia, ao mesmo tempo que ajuda a decorar. Assim como um eletrodoméstico mais moderno ou com um estilo retrô, dependendo do tipo de decoração que você está pensando.

6- Invista em plantas

As plantas combinam muito bem com a decoração de cozinha. Além disso, trazer a natureza mais para perto é uma forte tendência decorativa.

Na cozinha, você pode usar vasinhos de tempero e ervas para criar um mini jardim vertical, por exemplo, ou, ainda, usar vasos suspensos, nas prateleiras e até sobre a bancada. O mais bacana é que você pode optar por espécies que podem ser usadas no preparo dos alimentos, como pimentas, temperos, flores comestíveis, entre outros.

7- Lembre-se da iluminação

A iluminação é um ponto importantíssimo de qualquer cozinha. Afinal, você precisa enxergar o que está fazendo. Por isso, valorize a iluminação natural – sem colocar móveis ou outros objetos que impeçam a entrada de luz pelas janelas.

Se a sua cozinha não é tão iluminada, use luzes adicionais além da principal do teto. Por exemplo com fitas de LED embaixo das prateleiras ou armários, pendentes sobre a bancada, lustre em formato de trilho, entre outros.

Não se esqueça que as cores têm efeito muito forte na iluminação. Uma cozinha pequena e que não recebe muita luz natural, ficará melhor com móveis e revestimentos em tons claros – porque a luminosidade será refletida, fazendo com que ela pareça mais bem iluminada.

E aí, curtiu das nossas dicas de decoração de cozinha? Encontre tudo o que precisa para transformar sua cozinha na Moscardini!