Reformar a casa: 8 ideias simples para renovar o seu lar

Só de pensar em reformar a casa, você já fica apreensivo? Pois saiba que existem dicas simples que ajudam a transformar o seu lar, sem gastar muito e livrando-se do quebra-quebra e da sujeira.

Para quem precisa dar um “up” em algum cômodo, as dicas abaixo são perfeitas. Confira como reformar a casa sem dor de cabeça.

Como reformar a casa você mesmo?

A melhor maneira de economizar, é reformando a casa você mesmo, não é? E o melhor é que existem vários pequenos detalhes que são simples, mas já trazem um resultado diferenciado. Veja quais são eles.

1-    Transforme uma parede

A dica mais simples e rápida para reformar a casa é modificar uma parede – de preferência uma que seja o ponto focal do ambiente. São muitas as ideias que você pode usar, como uma pintura nova, textura, papel de parede, uma galeria com quadros ou fotos, entre outras.

Pense no que funciona melhor na sua rotina e no seu espaço, ajudando a deixar o local mais bem decorado e combinando com os demais móveis e detalhes.

2-    Use móveis com rodízios

Você se cansa fácil da decoração de casa? Use móveis com rodízios, assim será mais prático trocá-los de lugar sempre que quiser, dando uma cara nova aos ambientes. Estantes, aparadores, pufes e vários outros contam com essa opção. Quando cansar, é só alterar a disposição e ter um espaço novo.

3-    Transforme com vasos de plantas

Outra maneira fácil de dar vida nova aos ambientes é usando vasos de plantas. Essa, inclusive, é uma tendência decorativa com o estilo urban jungle. São muitas as ideias, desde uma parede verde, até detalhes como vasos pendentes ou de diferentes tamanhos e alturas em salas, escritórios, corredores, varandas, cozinhas, banheiros etc.

4-    Use piso sobre piso

Acha que não tem como reformar a casa sem quebra-quebra porque precisa trocar o piso? Hoje já existem opções que permitem a instalação do novo revestimento por cima do antigo, sem precisar quebrar nada.

O laminado e o vinílico são bons exemplos. Alguns porcelanatos e revestimentos cerâmicos também permitem essa opção, embora possam fazer mais sujeira. De qualquer forma, é importante que o revestimento que ficará por baixo esteja em boa condição de conservação.

5-    Invista em adesivos para azulejos

O problema não está no piso, mas sim nos azulejos, que são muito antigos e não combinam mais com o estilo atual da sua casa? Existem algumas opções simples, mas eficientes (inclusive que podem ser usadas em casas de aluguel).

A primeira possibilidade é pintar os azulejos, usando tinta epóxi para azulejo ou tinta acrílica. A segunda é usando adesivos próprios para azulejos, que podem ser aplicados em áreas molhadas. Esses adesivos recriam diferentes materiais, como pastilhas, granilite, azulejo português etc.

São bem fáceis de instalar, podem ser lavados, duram bastante e, quando você enjoar, é só trocar por outra opção. O resultado estético é muito semelhante a um azulejo novo.

6-    Transforme a iluminação

Você não precisa investir muito para conseguir uma casa diferente. Na maioria das vezes, transformar a iluminação já trará ótimos resultados para os espaços. Pense em soluções que vão além da iluminação principal do espaço.

Os spots são ótimas ideias, que ficam muito interessantes em banheiros e lavabos, por exemplo na área do espelho, e também em corredores ou em locais nos quais você deseja destacar um quadro ou obra de arte.

Outra opção moderna é o lustre em trilho, que traz uma pegada moderna e urbana, além de melhorar a iluminação. Você ainda pode usar fitas de LED nos armários, nichos e prateleiras, abajures, LED dimerizável, entre outras opções dependendo do cômodo.

7-    Pense em detalhes aconchegantes

Que tal deixar sua casa mais aconchegante, sem gastar quase nada? As almofadas no sofá, por exemplo, são capazes de trazer esse toque extra de cuidado. E você pode brincar com diferentes capas, trocando sempre que enjoar.

Ainda no sofá, outra boa ideia é incluir uma manta em uma cor contrastante. Na sala, o tapete faz toda a diferença, bem como a cortina, que ajuda a deixar o espaço confortável. No quarto, uma boa roupa de cama e algumas almofadas já podem dar vida nova ao espaço – sem gastar quase nada.

8-    Mudar os móveis de lugar

Uma ideia super simples e que não vai lhe custar absolutamente nada é mudar os móveis de lugar. Você pode pegar um armário do quarto, por exemplo, e colocar na sala de jantar para guardar pratos e louças. Ou uma cadeira da sala de jantar e usar como mesa de apoio no quarto. Uma cristaleira pode ir para o banheiro ajudar a organizar as toalhas. Pense no que pode ser reaproveitado e como.

Como não gastar muito na reforma de casa?

Sua casa precisa de uma reforma profunda, pois está com problemas no encanamento ou na elétrica, por exemplo? Ou, ainda, você cansou da distribuição dos ambientes e quer um conceito aberto e mais moderno?

Nesse caso, realmente, reformar a casa é imprescindível. Mas isso não precisa ser sinônimo de gastar além do que você pode arcar. Veja algumas dicas de economia que separamos:

  • faça um planejamento detalhado de todas as áreas que precisarão ser reformadas, o valor de cada etapa, os materiais necessários e saiba tudo o que irá gastar;
  • tenha um cronograma, com data de início e término de cada etapa e acompanhe de perto;
  • saiba qual é a sua situação financeira e o quanto poderá, de fato, investir na reforma, mantendo esse valor como seu limite;
  • analise como você levantará verba para reforma, às vezes pode ser preciso economizar ou solicitar um empréstimo. Então se planeje antecipadamente;
  • escolha muito bem os profissionais. Lembre-se da máxima “o barato sai caro”. Um profissional que cobra muito abaixo do mercado pode ser inexperiente e você terá que acabar pagando duas vezes para o serviço ficar bem feito;
  • cuidado com economias bobas, como comprar materiais mais baratos e de qualidade duvidosa. Pois, dentro de alguns anos, você terá que fazer uma nova reforma;
  • acompanhe as obras de perto, intervindo caso algum problema apareça;
  • não gaste todo o dinheiro destinado à reforma. Saiba qual é o seu limite e invista, na reforma, apenas 80% disso (o restante guarde para possíveis imprevistos).

Por fim, se você vai reformar a casa, não deixe de comparar o preço dos materiais de construção em diversos estabelecimentos e feche negócio com uma empresa séria, capaz de cumprir os prazos e a entrega e que tenha preços competitivos, como a Moscardini. Acesse o nosso site e encontre tudo o que você precisa para uma reforma de sucesso!