Comprar pisos e revestimentos é uma das etapas mais gostosas da obra ou reforma. Afinal, é quando os espaços começam a ganhar forma e passamos a pensar em estilos decorativos e efeitos visuais.
Porém, mais do que apenas embelezar, esses materiais também são importantes em termos funcionais. Por isso, precisam de cuidado na escolha. Assim, você garante um ambiente bonito, agradável e seguro para os usos que fará.
Precisa comprar pisos e revestimentos, mas não sabe como fazer isso? A Moscardini te ajuda!
Pense no melhor material
Existem inúmeras opções de pisos e revestimentos. Então, é preciso conferir qual material é mais indicado para seu ambiente, desejos decorativos e também segurança e funcionalidade.
Os materiais mais usados são:
- cerâmicas: bastante resistentes, fáceis de limpar e versáteis. Elas podem ser usadas em pisos e paredes e há versões de diferentes cores, tamanhos e formatos, inclusive que recriam materiais naturais, como pedras e madeira. Podem ser usadas em áreas secas e molhadas;
- porcelanatos: é um revestimento cerâmico, porém passa por uma queima em temperaturas mais altas. Por isso, é ainda mais resistente e nobre. É encontrado em diferentes tamanhos e formatos, inclusive com bordas retificadas, que trazem um acabamento moderno. Pode ser usado em áreas secas e molhadas, dependendo do acabamento;
- vinílico: é um material composto de PVC, minerais e plastificantes. É mais indicado para uso em áreas secas, embora existam vinílicos que possam ser aplicados em cozinhas. Precisa de um contrapiso nivelado para a aplicação. É encontrado em diferentes versões, até as que imitam madeira. Oferece bom conforto térmico e acústico;
- laminado: é um piso de madeira que traz mais aconchego aos espaços. A colocação pode ser feita sobre outro piso, desde que ele esteja em bom estado. Só é indicado em áreas secas.
As cerâmicas e os porcelanatos são os mais usados no Brasil. Afinal, são fáceis de manter e limpar, podem ser usados em espaços secos e molhados, há versões para áreas internas e externas e modelos que recriam de forma fidedigna diferentes tipos de materiais, inclusive mármores nobres, pedras, cimentícios e madeiras.
Entenda as características do ambiente
Cada ambiente tem características específicas e por isso pede por revestimentos próprios. Vamos ver em detalhes?
Salas e quartos
As salas e quartos são mais versáteis e permitem o uso de diferentes tipos de pisos e revestimentos. O mais importante é focar em versões que adicionem aconchego. Você pode usar tanto laminados de madeira, como cerâmicas ou porcelanatos que recriam esse material.
Caso queira algo mais sofisticado, o porcelanato para sala marmorizado é excelente e está super em alta. O acabamento pode ser tanto polido como acetinado.
Nas paredes, é possível criar destaque, por exemplo criando um painel de TV com revestimento 3D ou criando a cabeceira com porcelanato.
Cozinhas
A cozinha é uma área que exige atenção na escolha dos pisos e revestimentos. Essa é uma área em contato constante com vapor, gordura e respingos de alimentos. Por isso, escolha um material que seja fácil de limpar, não manche e possa ter contato com água.
O porcelanato para cozinha é um dos mais usados. Só tome cuidado com as versões polidas, porque podem ficar escorregadias em contato com a água. Os porcelanatos acetinados são mais indicados.
Para as paredes, lembre-se de revestir o backsplash da pia e a parede atrás do fogão. Opte por um revestimento cerâmico ou porcelanato para parede, porque é mais fácil de limpar e manter. Outras boas ideias são pastilhas ou azulejos decorados.
Banheiros
Os banheiros, por estarem em contato frequente com a água, precisam de atenção redobrada. Evite os pisos que ficam muito lisos. Não apenas na área do box, mas em todo o banheiro, para evitar acidentes.
O porcelanato para banheiro, portanto, deve ser acetinado. Se for optar pela cerâmica, assegure que ela não é lisa. Evite as versões polidas ou com brilho, porque são escorregadias.
Nas paredes, há muitas opções. Desde o azulejo metrô, super em alta, até grandes superfícies de porcelanato que recriam mármores, madeiras ou pedras naturais. Os azulejos decorados também são ótimas ideias, assim como as pastilhas.
Nos lavabos, como não há contato com a água, os pisos podem ser variados. Inclusive, é permitido usar o porcelanato polido ou a cerâmica com brilho nessa área.
Áreas externas
As áreas externas também precisam de atenção. Opte por materiais que sejam resistentes às intempéries e que não escorreguem. E, ainda, pense nos detalhes da área externa.
Por exemplo, nas garagens, o piso escolhido precisa suportar o peso dos veículos. Nas churrasqueiras e área gourmet, é fundamental que o piso não seja escorregadio, seja fácil de limpar e não manche.
Assim, um bom revestimento para churrasqueira é a cerâmica ou o porcelanato acetinado. Eles, inclusive, podem ser usados na parede, porque conseguem suportar as variações de temperatura.
No quintal e em áreas abertas, existem revestimentos específicos. Os porcelanatos EXT são os mais usados nesse setor, porque são pensados para suportar as intempéries, sendo mais resistentes que os porcelanatos para áreas internas.
Para revestir piscinas de alvenaria, você pode usar porcelanatos, azulejos ou pastilhas. Nas bordas das piscinas, prefira revestimentos que não esquentam muito, não sejam escorregadios e não sejam muito claros (porque podem refletir a luz do sol e causar desconforto).
Saiba as medidas corretas
Antes de começar a pesquisar os preços nas lojas de material de construção, você precisa ter ideia do quanto precisará de cada material. Por isso, meça cada área a ser revestida.
O ideal é comprar em torno de 15% a 20% a mais para cobrir quaisquer imprevistos. Se você estiver comprando cerâmica ou porcelanato, por exemplo, é importante contar com essa margem de segurança. Porque, se precisar repor, nem sempre encontrará materiais do mesmo lote. O que pode causar pequenas diferenças de cor.
Se for usar o rodapé no mesmo material, também é preciso incluir essa informação no cálculo.
Considere os formatos, a paginação,as bordas e outros detalhes dos pisos e revestimentos
Outra informação importante na hora de calcular a quantidade de piso e revestimento que você precisará é o tamanho da peça que irá comprar.
Para saber os melhores formatos, considere o tamanho do ambiente e o tipo de paginação que você irá fazer. Ou seja, como será o assentamento.
Paginação
A paginação deve seguir alguns pontos, como:
- a melhor paginação é sempre aquela que mantém o maior número de peças inteiras;
- as peças inteiras devem estar localizadas nos espaços de maior circulação e as peças cortadas em locais de menor visibilidade, como cantos, atrás das portas ou embaixo de marcenarias e bancadas;
- a paginação deve iniciar pelo canto de alguma parede para reduzir o corte de peças e diminuir o desperdício de material;
- dependendo da paginação escolhida, o ambiente pode parecer mais amplo. Os pisos retangulares em grandes formatos, por exemplo, alongam o ambiente.
Veja alguns tipos de paginação que você pode usar.
Alinhada
Nessa paginação, as peças têm o mesmo formato e dimensões e estão dispostas em pisos ou paredes de maneira totalmente alinhada umas com as outras. É a forma tradicional de assentamento e confere sensação de regularidade ao espaço. A principal vantagem é a economia, pois há menos cortes e desperdícios de material.
Vertical
As peças são organizadas a partir do eixo vertical. Ou seja, os revestimentos retangulares são dispostos de maneira que a maior dimensão da peça é orientada no sentido vertical. A sensação é que o pé-direito é maior, alongando o espaço.
Horizontal
Aqui, as peças são assentadas no eixo horizontal. Ou seja, com a maior dimensão das peças no sentido horizontal. Essa paginação oferece sensação de amplitude (largura) para os espaços.
Diagonal
As peças são assentadas a 45 graus. A paginação traz sensação de dinamismo e movimentos. Porém, gera mais recortes e desperdícios, que podem girar em torno de 20 a 25%.
Espinha de peixe
É a paginação que forma um ziguezague. É ideal para formatos retangulares, com assentamento em ângulos de 45 graus.
No início, era mais usada em pisos de madeira. Mas hoje é empregada com diversos tipos de revestimentos, tanto para pisos como paredes. O cálculo da perda de material é de 30%.
Formatos
Os formatos são os tamanhos dos revestimentos. Essa é uma informação super importante, porque traz efeito estético e também está ligado ao quanto de produto você deverá comprar.
Hoje, os revestimentos em grandes formatos estão em alta. Eles garantem a sensação de superfície contínua, enganando o olhar e fazendo com que os espaços pareçam mais amplos e sofisticados. São considerados grandes formatos os tamanhos a partir de 80×80.
Inclusive existem as lastras de porcelanato, que são versões ainda maiores e podem revestir toda uma parede.
Além dos grandes formatos, você ainda pode investir em opções: quadradas (ideais para as paginações alinhadas), retangulares (mais usadas em paredes, embora também comecem a aparecer em pisos) e régua (geralmente para os revestimentos que recriam madeira).
Bordas
Quando você for comprar porcelanato ou revestimento cerâmico, irá encontrar duas opções de bordas: bold e retificado.
As bordas bold são arredondadas. Para fazer a instalação, é preciso deixar um espaçamento entre 3 a 8 mm entre uma peça e outra. Portanto, o rejunte fica mais aparente.
As bordas retificadas são retas. É o tipo mais usado atualmente, com espaçamento entre as peças de 1 a 2mm (quase imperceptível), trazendo uma sensação de continuidade maior.
Algumas pessoas instalam os porcelanatos com as chamadas junta seca, ou seja, sem espaçamento entre uma peça e outra. Só faça esse tipo de instalação caso ela seja recomendada pelo fabricante. Ou pode trazer riscos ao assentamento.
Textura
No caso dos porcelanatos, ainda existe mais uma informação importante: a textura. Ela está diretamente ligada aos locais de uso do produto. Ele pode ser:
- mate: não possui brilho e pode ser usado em todos os ambientes internos, incluindo os úmidos e molhados;
- polido: a superfície é lisa e brilhante. Pode ser usado em áreas internas sem contato com a água, como quartos, salas e corredores. É mais escorregadio;
- rústico: a superfície é antiderrapante. Indicado para ambientes externos, descobertos e em contato direto com a água, como piscinas, garagens, rampas, calçadas e escadarias.
Variação de cores
Os porcelanatos também contam com uma classificação para as variações de cores. É a seguinte:
- V1: variação uniforme, a diferença entre as peças é sutil;
- V2: variação leve, as peças têm uma pequena variação de tonalidade;
- V3: variação moderada, as peças têm variações de estampas em uma mesma caixa, mas as nuances são semelhantes, proporcionando um aspecto natural;
- V4: variação aleatória, é a máxima de classificação que um porcelanato pode ter, com uma peça completamente diferente da outra.
Argamassa
Além dos pisos e revestimentos, você precisará da argamassa para a aplicação. Em geral, são encontradas 3 versões:
- ACI, indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos de pequenos formatos para áreas internas;
- ACII, indicada para assentamento de revestimentos com formato de até 80×80;
- ACIII, indicada para assentar grandes formatos.
Atenção, porque algumas ACII podem ser aplicadas em áreas externas e outras não. Assim como pode haver alterações nos formatos permitidos, dependendo da marca.
Analise o estilo decorativo
Não se esqueça de pensar no estilo decorativo do ambiente, para escolher a melhor cor, estampa e tipo de pisos e revestimentos.
Por exemplo, se você quer criar um ambiente industrial, as opções de cimento queimado ou que recriam os cimentícios são ótimas. Porque trazem esse ar urbano rústico. Já se você quer criar um ambiente mais aconchegante, prefira a madeira ou os porcelanatos amadeirados.
E se a ideia é um ambiente nobre e sofisticado, as pedras naturais são excelentes, especialmente os marmorizados que estão em alta.
As paredes permitem mais ousadia. Quem deseja trazer um clima rústico, mas luxuoso, pode investir nas opções que recriam a pedra ferro. E para quem sonha com algo mais retrô, que tal as versões que recriam os ladrilhos hidráulicos? Eles, inclusive, podem ser aplicados no piso.
Confira a entrega
Para finalizar sua compra de pisos e revestimentos, lembre-se de avaliar o período de entrega. Entenda se o prazo é compatível com as necessidades da sua obra.
Confira, ainda, se a loja possui estoque do material que você está comprando. Afinal, mesmo com a margem de segurança, pode ser necessário fazer uma compra extra. E é importante garantir o mesmo lote, para não ter variações de cor.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu tudo o que precisa para acertar na compra de pisos e revestimentos. Entendeu quais são as informações técnicas essenciais como tamanho, paginação, bordas, texturas e muito mais. E também aprendeu a compreender as necessidades de cada ambiente.
Está precisando comprar pisos e revestimentos? A Moscardini conta com uma grande variedade de opções. Conheça nossa loja e encontre tudo o que precisa para sua obra ou reforma!