Tipos de parafusos e suas aplicações!

Os parafusos fazem parte do nosso dia a dia. Eles estão presentes nos móveis de casa, nos automóveis e em diversas aplicações. Mas você conhece os principais tipos de parafusos?

Entender para qual função cada parafuso é indicado traz muito mais praticidade na hora de realizar consertos em casa, instalar itens e diversas outras atividades, seja como hobbysta ou como profissional.

Continue a leitura e conheça os diferentes tipos de parafusos!

Como saber o tipo de parafuso?

Antes de escolher os parafusos, é importante entender como identificar os parafusos. De forma geral, os parafusos são compostos de: cabeça, fenda, pescoço, rosca e ponta.

Nem sempre todas essas partes estão presentes. Apesar disso, é por essas partes que conseguimos identificar grande parte dos parafusos. E também que orientam se determinado parafuso é mais ou menos recomendado para a aplicação que você está planejando.

Dimensões

As dimensões de um parafuso é uma informação muito importante. De modo geral, a indicação é que o parafuso seja 3 vezes mais longo que o material onde será rosqueado.

Peso do material

O peso do material é outro aspecto muito relevante na escolha do parafuso. Quanto mais pesado for o material ou o peso que ele irá suportar, maior deverá ser o diâmetro do parafuso.

Afinal, quanto maior o diâmetro (grossura), mais forte e resistente é o parafuso. O padrão mais usado para medir o diâmetro é o que vai de 0 a 24, que equivale, respectivamente, a 0,15 cm a 0,94 cm de diâmetro.

Normalmente, os parafusos de calibre 6 são mais usados para moldes e aparagens, os de calibre 8 para portas e maçanetas e os de 10 para gabinetes e móveis.

Quais são os tipos de parafusos?

Conhecer os diferentes tipos de parafusos é a melhor forma de fazer escolhas acertadas e ter instalações mais duráveis e seguras. Vamos ver em detalhes?

Parafuso auto atarraxante

O parafuso auto atarraxante é o que possui uma ponta cônica e pontiaguda. Conta com rosca mais fina e cortante, por isso, em alguns casos, dispensa a necessidade de furo prévio na peça ou local onde será aplicado.

É usado para fixação de chapas metálicas, tanto as presentes em mobiliários como em partes tubulares. Não pode ser usado em MDF. O parafuso auto atarraxante é usado com buchas de nylon. Também pode ser aplicado em paredes de concreto, alvenaria e drywall.

Parafuso sextavado

O parafuso sextavado tem a cabeça com seis faces. Existem diferentes tipos de parafuso dentro dessa categoria, que variam conforme a rosca (ela pode ser inteira, parcial, grossa ou fina).

Esse é o parafuso usado em reparos e construções, além de máquinas, equipamentos industriais, estruturas metálicas, veículos e móveis de aço.

Parafuso Allen

O parafuso Allen também pode ser chamado de parafuso sextavado interno.

Ele também possui seis lados na sua cabeça. Porém, é mais usado na indústria, principalmente em máquinas, equipamentos e ferramentas de usinagem, além de motores. Em geral, é mais usado em locais com pouco espaço para manuseio.

Parafuso sextavado rosca soberba

O parafuso sextavado rosca soberba tem uma ponta triangular e uma rosca cortante. Por isso, ele pode ser aplicado nas superfícies sem que você tenha que furá-las.

Assim como os demais parafusos sextavados, ele também tem uma cabeça com 6 faces. O que significa que pode ser aplicado ou retirado usando uma chave de rosca ou adaptador em parafusadeira.

É um parafuso muito versátil, que pode ser usado em cercas, portas e portões de madeira e também em paredes de alvenaria. Nesse caso, contudo, é preciso usar bucha de nylon.

Parafuso auto brocante Drywall

O parafuso auto brocante consegue perfurar, atarraxar e vedar em uma só operação. Por isso, é um modelo muito completo para diferentes aplicações. Embora seja mais comumente usado em paredes de drywall, pode ser usado também em forros, estruturas metálicas, madeiras etc.

Parafuso Fixer

O parafuso fixer é um tipo específico usado para o setor moveleiro. Ele é ideal para aplicação em móveis de madeiras leves, como pinus, aglomerados e MDF.

Possui mais resistência e melhor desempenho nessas aplicações. Você encontra esse parafuso em diferentes acabamentos, como zincado (branco ou preto), bicromatizado e niquelado.

Parafuso máquina

O parafuso máquina é amplamente usado em maquinários, estruturas, chapas e conexões metálicas, eletrodomésticos, entre outros.

É um parafuso usado com porcas ou contra-peças com rosca para fazer a união de duas ou mais peças. Ele é resistente e pode ser aplicado e desmontado com facilidade.

Parafuso plasticiser

O parafuso plasticiser é usado para fixar polímeros e componentes plásticos.

É o mais usado na indústria de eletrodomésticos, presente, por exemplo, em batedeiras, liquidificadores, refrigeradores e também pode aparecer na lanterna dos carros ou em puxadores de gavetas.

Parafuso francês

O parafuso francês tem cabeça no formato de cogumelo com uma seção quadrada logo abaixo. É essa seção que trava o parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos na madeira.

Ele foi desenvolvido para fazer a fixação de placas metálicas de reforço em vigas de madeira, mas tem ampla aplicação em pallets de madeiras, bancos de praça, construções navais, ferragens agrícolas, carrocerias de caminhões e suportes variados.

Parafuso para madeira

São vários os tipos de parafusos que podem ser usados na madeira. De forma geral, eles devem ter uma ponta cônica ou pontiaguda e uma rosca mais larga. Esse formato torna mais fácil agarrar e segurar a madeira com mais firmeza.

Alguns dos modelos mais usados são: parafuso cama, parafuso corrediça, parafuso rosca soberba e o parafuso madeira.

Parafuso para telha

O parafuso para telha é composto por um parafuso auto atarraxante com ponta broca, cabeça com flange especial e arruela de vedação. Esse modelo consegue fixar com segurança e estabilidade, axial ou radialmente, mesmo em inclinações. Também perfuram, atarraxam e vedam de uma só vez.

Parafusos agrícolas

Os parafusos agrícolas, como o nome indica, são usados em maquinários e elementos agrícolas. O tipo mais conhecido é o parafuso arado, mas também existem os parafusos para correia elevadora e o parafuso sextavado cônico para silo.

A classificação dos parafusos

Como existe uma grande variedade de tipos de parafusos, é possível classificá-los em: parafusos passantes, parafusos não-passantes, parafusos de pressão e parafusos prisioneiros.

Parafusos passantes

São os parafusos que atravessam de lado a lado as peças que serão unidas, passando livremente nos furos.

Dependendo do tipo de parafuso e da peça a ser unida, é preciso, além das porcas, usar arruelas e contraporcas como acessórios. Podem ser com ou sem cabeça.

Parafusos não-passantes

São os parafusos que não usam porcas. Ao invés disso, usa-se um furo roscado, feito em uma das peças a ser unida.

Parafusos de pressão

Os parafusos de pressão são fixados por meio de pressão exercida pelas pontas dos parafusos contra a peça a ser fixada. Esses parafusos podem ou não ter cabeça.

Parafusos prisioneiros

Os parafusos prisioneiros também podem ser chamados de estojos.

São parafusos sem cabeça, com rosca em ambas as extremidades. Eles são indicados para situações que exigem montagem e desmontagem frequentes. Porque, em tais situações, outros parafusos podem acabar danificando a rosca dos furos.

A rosca dos parafusos prisioneiros podem ter passos diferentes ou sentidos opostos.

Os parafusos por tipo de material

Dependendo do tipo de material, você pode precisar de um tipo de parafuso específico. Veja os mais comuns.

Madeira

O parafuso de madeira mais comum é o rosca soberba, além do parafuso de fenda para madeira.

Esse último tem como principal característica um eixo cônico com uma parte lisa abaixo da sua cabeça. A cabeça pode ser chata, abaulada/oval ou redonda. A rosca é firme, assegurando a aderência à madeira. O tamanho dos parafusos varia de 0 a 24.

Drywall

O parafuso de drywall é o auto atarraxante com ponta fina no formato de broca. Ele é capaz de furar a estrutura sem danificá-la e sem a necessidade de usar a furadeira.

Metal e plástico

O parafuso para fixar metal e plástico deve ter os eixos cônicos e roscas afiadas da ponta à cabeça. Assim, ele consegue perfurar mais facilmente todo o material.

No caso do metal, uma outra opção é o parafuso máquina que tem o eixo reto, a rosca bem fina e precisa ser fixado em juntas ou buracos pré-parafusados. Os tamanhos mais comuns são 6,8 e 10.

Concreto

Para concreto, o indicado é usar parafusos de alvenaria. Eles são auto rosqueáveis, com cabeça hexagonal e devem ser apertados com chave. O diâmetro do eixo é de no mínimo 0,83cm, facilitando a fixação em buracos pré-perfurados.

Alguns modelos podem ter uma âncora que se expande após ser fixada e deixa o parafuso mais fixo ao concreto. Os parafusos de alvenaria também são os mais usados para fixar quadros na parede. Os tamanhos mais usados são de 6 a 8. É preciso usar uma bucha de plástico com rosca interna.

Telhas

O parafuso auto brocante é o mais usado para a fixação de telhas. Ele conta com uma borracha logo abaixo da cabeça, que impede a passagem de água da chuva.

Pode ser confeccionado em aço de PVC, polipropileno, plástico, metal ou aço galvanizado e também em inox, que não enferrujam com facilidade.

Outras informações importantes

Quando for escolher seus parafusos, ainda existem outras informações essenciais que você deve considerar. Veja quais são.

Cabeças

O estilo da cabeça pode variar entre os parafusos. Os mais comuns são:

  • chata;
  • oval;
  • panela;
  • cogumelo;
  • arredondada;
  • hexagonal;
  • hexagonal anilha;
  • hexagonal anilha fenda;
  • tampa de soquete;
  • abaulada.

Fenda

Os tipos de fendas são:

  • Phillips;
  • Fenda;
  • Combinação;
  • Hex ou Allen;
  • One Way;
  • Quadrado;
  • Torx

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que existem vários tipos de parafusos. Eles podem variar quanto ao modelo, indicação de uso, tipo de cabeça e muito mais. Entender as diferenças entre os modelos é muito importante, assegurando que você usará o parafuso certo de acordo com o material e as características das peças que irá unir ou fixar.

Agora você já sabe tudo sobre os tipos de parafusos? Na Moscardini, você encontra tudo o que precisa para sua construção, obra ou reforma. Acesse nosso site e confira!