Painel ripado: tudo o que você precisa saber para fazer em casa!

O painel ripado é uma tendência em destaque entre os interessados por decoração. Isso porque, consiste em uma estrutura de ripas de madeira e cria um visual sofisticado.

Além de proporcionar um ambiente aconchegante, é possível reproduzir esse tipo de decoração em qualquer cômodo da casa, como salas, quartos, escritórios e afins.

Já pensou em investir nessa ideia? Em nosso artigo você descobrirá que realizar esse projeto é mais fácil do que imagina. Continue a leitura para saber mais!

O que é o painel ripado?

A estrutura é composta por ripas de madeira, em paralelo ou intercalado, que proporciona um toque rústico e, ao mesmo tempo, orgânico à decoração.

Ou seja, é uma técnica inovadora que adiciona textura, profundidade e personalidade aos espaços, e tornar-se um elemento de destaque.

Quando instalado verticalmente, o painel traz a sensação de amplitude e pé direito mais alto. No entanto, na posição horizontal, contribui para uma sensação de largura e calma.

Como combinar na decoração?

Uma das características mais marcantes do painel ripado é sua versatilidade. Ou seja, existe a possibilidade de utilizá-lo de várias maneiras.

Como revestimento de paredes, é possível transformar uma parede simples em um ponto focal elegante. Pode ser uma parede da sala, corredor ou até mesmo um detalhe na cozinha.

Entretanto, o painel ripado em portas de correr ou como divisórias de ambientes possibilita um equilíbrio entre privacidade e design aberto, visto que é muito eficaz em espaços pequenos.

Por fim, em ambientes como quarto, um painel ripado atrás da cama, como cabeceira, cria uma atmosfera de refúgio acolhedor e refinado.

Como fazer o painel ripado?

Fazer um painel ripado em casa pode ser um projeto empolgante e permite incrementar um toque sofisticado à sua decoração. 

Em vista disso, é necessário escolher o material e optar por uma madeira de qualidade. A escolha do tipo de madeira dependerá do acabamento que você deseja alcançar.

Depois, meça a área onde deseja instalar o painel, planeje o espaçamento entre as ripas e considere o tamanho e a quantidade de peças. 

Corte as ripas de acordo com as medidas planejadas e certifique-se de lixar as extremidades para obter um acabamento suave. 

Em seguida, fixe as ripas na estrutura base, na chapa de madeira ou diretamente na parede. Feito isso, use cola e pregos para garantir uma boa fixação.

Para finalizar, lixe a superfície e remova as irregularidades. E, para deixar a madeira com aspecto mais natural, aplique verniz para realçar a cor ou pinte conforme sua preferência.

Quais são os materiais necessários?

Montar um painel ripado requer materiais essenciais para um resultado incrível. A escolha da madeira, como pinus ou MDF, é crucial para a estética e durabilidade das ripas. 

Além disso, a serra é ideal para cortar as ripas conforme as medidas, enquanto a lixa suaviza as superfícies após o corte para um acabamento bonito.

Para uma fixação sólida, aplique a cola para madeira nas bordas das ripas antes de fixá-las à estrutura base, que pode ser uma parede ou chapa de madeira.

Ademais, os pregos ou parafusos garantem que as ripas permaneçam no lugar, bem como a furadeira, necessária para criar furos prévios.

Finalmente, para o acabamento, use verniz para realçar a beleza natural da madeira, ou tinta para madeira se quiser cores mais vibrantes.

Gostou de nossa sugestão? Aproveite e acesse o site da Moscardini, confira todo o material necessário para você criar o seu painel ripado dos sonhos com muita praticidade e estilo.