Iluminação de closet: o segredo para um closet perfeito!

A iluminação de closet é um assunto super importante. Afinal, ela é indispensável para tornar esse espaço mais funcional. Assim, você consegue encontrar as roupas e peças que precisa e, dependendo do tamanho do seu closet, até se trocar ou se maquiar nesse espaço.

Além disso, a iluminação certa ajuda a trazer mais aconchego para a área, destacar seu mobiliário e até as suas peças favoritas.

Não tem ideia de como planejar esse ponto? Veja as dicas que os especialistas da Moscardini separaram!

Que tipo de iluminação usar no closet?

Quando for planejar a iluminação do closet, não use apenas uma luz única no teto. Mesclar diferentes tipos de iluminação é a chave para um espaço mais rico e interessante.

Plafon

A luminária plafon é usada como iluminação principal do closet. Dê preferência a lâmpadas amarelas ou brancas que não interferem na percepção de cores e para plafons com iluminação direta.

Uma vantagem é que você encontra plafons em diferentes tamanhos e formatos. Por isso, eles se adequam perfeitamente a todos os tipos de closets.

Lustres e pendentes

Os lustres e pendentes também podem ajudar a compor a iluminação do seu closet, especialmente se ele for maior. Eles garantem uma correta distribuição de luz no espaço.

No balcão central, a recomendação é usar pendentes que tenham uma linguagem visual semelhante às demais luminárias.

Spots

Os spots são opções interessantes para criar pontos de luz focados. Como esses itens têm uma luz direcionável, você pode criar pontos de destaque de maneira mais simples. Outra ideia é criar caminhos com os spots.

Ainda é possível embutir os spots nos armários. Afinal, a iluminação correta também deve ser feita nesse espaço, para a visualização adequada das roupas e peças que estão ali.

Fitas de LED

As fitas de LED são ótimas para os espaços internos, especialmente para nichos, gavetas e prateleiras. Os armários iluminados facilitam na hora de visualizar as peças e ainda podem dar um destaque às suas peças especiais.

Outra opção é o painel de LED ou as luminárias flat slim LED que ajudam a ter uma iluminação mais uniforme e próxima ao natural, que oferece mais verossimilhança da peça e das cores. Ou seja, as tonalidades ficam mais reais.

Arandelas

As arandelas, no closet, podem ser usadas nas paredes como iluminação secundária ou principal. Só evite usar arandelas dentro das divisórias, porque os feixes de luz podem ser ofuscados pelas roupas e também porque elas ocupam mais espaço horizontalmente.

Como deve ser a iluminação do closet?

É muito importante que a iluminação do closet não tenha sombras e não distorça as cores das roupas. Além disso, você precisa conseguir enxergar o que está dentro dos armários e ter funcionalidade no espaço.

Assim, algumas dicas fazem toda a diferença, como:

  • use spot direcionável para iluminações pontuais, destacando elementos, como prateleiras, armários, sapateiras etc. Nesse caso, prefira lâmpadas dicroicas de LED ou Par20/30;
  • use uma iluminação principal uniforme e fria. Uma ideia interessante é investir em luminárias de trilhos, que permite direcionar as luzes;
  • invista em automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz;
  • atenção com a quantidade de lâmpadas. Poucas, tornam difícil enxergar e usar o espaço. Muitas, deixam a área desagradável;
  • na área da maquiagem, dê preferência a iluminação pontual para que penteadeiras ou cômodas recebam a luz adequada para a visão clara do rosto, sem sombras. Você pode usar arandelas, spots ou pendentes menores e com vidro jateado, ou, ainda, abajures e luminárias de mesa pequenas;
  • use lâmpadas com bom IRC (índice de reprodução da cor). Quanto mais próximo de 100, melhor, pois significa que a lâmpada reproduz as cores quase como a luz do sol;
  • as lâmpadas de LED costumam ser as mais usadas, porque são bem econômicas. Mas prefira as versões com IRC maior que 80.

Qual a temperatura de cor para closet?

A cor das lâmpadas está associada à sensação que elas trazem.

As lâmpadas quentes estão entre 2700K e 3300K e trazem uma sensação de aconchego. As lâmpadas frias estão acima de 5300K. No mercado, as mais usuais são de 6000K e 6500K. Elas transmitem sensações de agito e limpeza.

Além dessas, também existem as lâmpadas neutras que estão entre 3300K e 5300K e ficam no meio termo entre as duas anteriores.

Você pode usar luzes frias em locais onde precisa de mais atenção, para enxergar detalhes das roupas ou acessórios. E luzes quentes em pontos estratégicos para favorecer o aconchego. Como uma poltrona, onde senta para experimentar seus calçados.

Já deu para notar que a iluminação de closet é um assunto essencial, não é mesmo? Afinal, ela garante que você consiga enxergar os detalhes das suas roupas e acessórios, se maquiar e se sentir aconchegante nesse espaço.

Que tal colocar nossas dicas em prática? Conheça as opções de iluminação e materiais elétricos da Moscardini e transforme o seu closet, deixando-o mais funcional e diferenciado!