O que é fundo preparador de parede e quando usar?

Na hora de pintar as suas paredes, é importante entender os produtos que devem ser aplicados e a ordem deles. Um dos que mais geram dúvidas é o fundo preparador de parede.

Esse é um produto extremamente importante, deixando a sua pintura mais profissional e assegurando maior durabilidade. Quer entender melhor? Então siga a leitura!

Qual a finalidade do fundo preparador de parede?

O fundo preparador de parede é um produto que serve para preparar a superfície para receber a pintura. Ele faz com que a absorção da tinta pela parede seja mais uniforme, gastando menos tinta e deixando o acabamento com melhor qualidade e durabilidade.

Basicamente, o produto funciona agrupando as partículas soltas da superfície para que ela possa receber a tinta. Assim, a parede fica selada para a aplicação da cor final.

Seu uso é extremamente indicado em: paredes de gesso, paredes pintadas com cal, paredes descascadas, reboco esfarelando, repintura e rebocos novos que não passaram pelo processo de cura.

A aplicação do fundo preparador, contudo, não dispensa a necessidade de lixar a parede e nem de limpá-la. O produto pode ser aplicado tanto em paredes internas como externas.

Qual a diferença entre selador e fundo preparador de paredes?

Uma confusão muito comum é entre o selador acrílico e o fundo preparador de paredes. Vamos ver em detalhes cada um desses produtos?

Selador acrílico

O selador é um produto usado para preencher as superfícies porosas e selar a parede, impedindo que a tinta aplicada seja absorvida. Por isso, esse produto é indicado para paredes novas (recém rebocadas após a cura de 28 dias) ou para as que possuem pintura, especialmente aquelas que estão pintadas com cores vibrantes.

O selador pode ser usado em paredes internas e externas, em superfícies como: massa corrida ou acrílica, gesso, concreto e alvenaria.

Fundo preparador

O fundo preparador, por outro lado, aglutina as partículas soltas na parede, deixando a absorção mais uniforme. Por isso, costuma ser mais usado em rebocos antigos e desgastados e paredes descascando.

Pode ser aplicado em paredes internas ou externas, de preferência nas paredes que estejam descascando ou com o reboco esfarelando. Também pode ser aplicado nas paredes de gesso.

Qual usar

Se você está pintando uma parede e deseja que ela tenha um rendimento melhor, tanto em termos de tinta como de massa, a melhor opção é o selador.

Já se você precisa pintar uma parede que está descascando ou esfarelando e você precisa fixar bem essas partículas, para que a superfície fique pronta para receber a tinta, o ideal é o fundo preparador de paredes.

Como usar o fundo preparador?

Agora que você já tem certeza que o fundo preparador de paredes é o indicado para o seu caso, que tal um passo a passo de como fazer a aplicação? Confira!

  • Passo 1: faça o preparo da parede, lixando para consertar desníveis ou retirar a tinta velha. Use uma lixa mais grossa, como de 60 ou 80.  Na sequência limpe com um pano úmido ou aspirador de pó, para remover toda a poeira.
  • Passo 2: aplique o fundo preparador com um rolo de lã (da mesma forma que aplicaria a tinta), com movimentos de sobe e desce.
  • Passo 3: aguarde o tempo de secagem indicado na embalagem. Geralmente, esse tempo é de 4 horas. Depois, você poderá aplicar a massa corrida e proceder com as demais etapas para a pintura de uma parede.

Se a sua parede, por outro lado, foi pintada com cal, a indicação é, primeiro, lavar a parede e só depois aplicar o fundo preparador.

Já as paredes com mofo ou bolor precisam ser lavadas com água sanitária antes. Depois que elas estiverem secas, você pode fazer a aplicação do fundo preparador.

Mas, cuidado. Se o motivo do mofo ou bolor é uma infiltração, você precisa resolver essa questão antes, pois a repintura não resolverá o problema (e o mofo e o bolor acabarão voltando, além de outros problemas decorrentes da infiltração).

As paredes com massa corrida aplicada há bastante tempo, também podem receber o fundo preparador, seguindo o mesmo passo a passo que explicamos.

Preciso usar o fundo preparador sempre que for fazer uma repintura?

Em geral, o fundo preparador é indicado quando a superfície está com o reboco descascando. Se essa for a condição da sua parede, então, sim, o ideal é usar o fundo preparador. Caso contrário, se a parede estiver em boas condições, é possível dispensar esse produto.

Se faz bastante tempo que a parede recebeu a pintura, é muito interessante usar o fundo preparador (mesmo que, aparentemente, ela não esteja descascando). Isso porque o produto ajudará a aglutinar melhor as partículas, assegurando um resultado mais bonito e durável. Em uma parede desgastada, a adesão da tinta pode ser mais complicada.

De qualquer forma, sempre verifique na embalagem da tinta qual é a indicação do fabricante. Em geral, as marcas indicam quando o fundo preparador de paredes deve ser usado e qual é o tipo mais indicado.

Agora você já sabe tudo sobre fundo preparador de paredes? Veja nosso tutorial completo de como fazer a pintura de parede e garanta um resultado perfeito na sua obra ou reforma!