A torneira pingando é um problema comum em muitas residências. Apesar de algo corriqueiro, consertar a situação é extremamente importante, evitando perder dinheiro com a sua conta de água – e gastar mais água do que o necessário, contribuindo para o meio ambiente.
Você sabia que um vazamento na torneira pode desperdiçar cerca de 10 mil litros de água em 1 ano? Para evitar essa situação, veja as dicas que separamos!
Quando a torneira está pingando, o que pode ser?
O tempo é o principal motivo que faz com que a torneira fique pingando. Afinal, com o tempo de uso, os equipamentos da torneira acabam sofrendo desgaste – especialmente a parte chamada popularmente de “borrachinha” (que fica dentro da torneira).
Esse é um pequeno disco de borracha que tem o nome técnico de vedante. Ele é encontrado nas torneiras que exigem, no mínimo, 1 volta inteira para ser aberta. Algumas podem dar até 3 voltas para serem completamente abertas.
A torneira de ¼ é um modelo diferente. Nele, é possível acionar a torneira com ela parcialmente aberta. As torneiras monocomandos dos banheiros, geralmente, são desse estilo. Nesse caso, a peça que faz a torneira pingar (e que precisa ser trocada) é o reparo.
Em ambos os casos, contudo, a boa notícia é que a troca é bem simples – e as peças podem ser facilmente encontradas em quaisquer lojas de material de construção.
Uso inadequado
Além dos problemas causados pelo desgaste natural das peças, o uso inadequado também pode fazer sua torneira pingar. Por isso, evite colocar muita pressão quando for fechar a torneira. Se você não tomar esse cuidado, sua torneira poderá sofrer com vazamento.
Outro ponto que pode influenciar é a pressão de água no local. Antes de comprar uma torneira, sempre verifique se ela é indicada para a pressão de água da sua casa.
Veda rosca
Se, por outro lado, você notou que o vazamento ocorre na base da torneira, o problema pode ser a falta de fita veda rosca para segurar a água. Esse conserto é bem simples. Além de passar mais fita, coloque um pouco mais de força para assegurar que a torneira está bem encaixada.
Tubos e conexões
Caso você tenha notado que o vazamento está localizado na bancada ou na parede, a notícia não é das melhores, já que o problema pode estar relacionado aos tubos e conexões. Sendo, portanto, necessário chamar um encanador e, na maioria das vezes, quebrar as paredes.
Como consertar a torneira pingando?
O primeiro passo é entender o motivo pelo qual sua torneira está pingando. Então, avalie de onde vem o vazamento – e se ele acontece apenas com o registro aberto ou com o registro fechado também.
Depois de analisar esse ponto, lembre-se de fechar o registro de água local ou o registro geral (que fica na parte de fora da casa). Avise o pessoal de casa para ninguém abrir as torneiras, o chuveiro e nem dar descarga – evitando a entrada de ar na tubulação.
Para realizar o conserto, você precisará das ferramentas básicas: borracha de vedação ou reparo, rolo de fita veda rosca branca (caso seja necessário), alicate e um grifo hidráulico.
Torneira comum
Para as torneiras comuns, que exige, no mínimo, 1 volta para ser aberta, você terá que fazer a troca do vedante.
Comece retirando a torneira da parede ou da bancada e desmontando-a. O processo tanto para desmontar como para montar a torneira depende do fabricante. A melhor forma de fazer isso é lendo o manual (se você não tem mais, pode procurar na internet pelo modelo e marca da sua torneira).
Após fazer a remoção da torneira, retire o pino protetor com cuidado. Use o alicate para remover o reparo (borrachinha) localizada na parte branca da peça. Coloque o reparo novo no lugar. Monte a torneira e faça a instalação.
Abra o registro para testar se a torneira parou de pingar. Se isso não resolver o problema, a recomendação é chamar um profissional para avaliar o caso.
Torneira de ¼
A torneira de ¼ é aquela em que a abertura é feita lateralmente, e você não precisa abrir a torneira totalmente. É uma torneira muito comum em banheiros e cozinhas.
O procedimento é quase igual ao anterior, sendo preciso retirar e desmontar a torneira. A diferença é na hora de fazer a substituição da peça – chamada de reparo.
Em alguns casos, apenas limpar o reparo já pode ser suficiente para resolver o problema. Para isso, é só remover o reparo e verificar se a área ao redor está suja.
Se o vazamento persistir, será preciso fazer a troca. Em alguns modelos de torneira, o reparo está posicionado atrás de uma peça plástica. Então, você terá que, primeiro, retirar essa peça e depois alcançar a vedação.
Avalie que tipo de reparo é usado na sua torneira. Algumas torneiras possuem reparo de cerâmica e outras de metal. Você deve comprar o mesmo reparo que sua torneira usa. Leve o modelo em uma loja de material de construção para não ter erro.
Depois de fazer a troca, é só montar a torneira, instalar, abrir o registro e testar se o problema foi resolvido. Lembre-se de dar uma volta de fita veda rosca na peça que será encaixada à mangueira.
Quando for desmontar e montar a torneira, lembre-se de tampar a pia para que nenhuma peça caia no sifão.
Montando a torneira
Como explicamos, o processo de montagem e desmontagem depende muito do modelo. De forma geral, os passos básicos para montar sua torneira são:
- rosquear o reparo na torneira;
- encaixar a tampa de proteção;
- prender as peças de acabamento;
- fixar as peças com o parafuso (maçaneta);
- fazer a conexão da mangueira do engate na rosca da torneira.
Como evitar a torneira pingando?
Ainda que, com o tempo, todas as torneiras precisem da troca da borrachinha, existem algumas ações que você pode tomar para prolongar a vida útil da sua torneira. As principais são:
- usar a torneira corretamente, sem colocar pressão excessiva na hora de fechar;
- fazer manutenções regulares, tanto na torneira como nas tubulações, principalmente em casas antigas;
- comprar torneiras de qualidade, de marcas reconhecidas no mercado.
Agora você já sabe como consertar torneira pingando? Siga as nossas redes sociais e receba mais dicas bacanas. Estamos no Facebook e Instagram.