O quadro de energia de casas, apartamentos, espaços comerciais e diversos outros locais, deve ser manuseado com extrema segurança.
Isso porque, esse item representa a fonte de funcionamento de qualquer equipamento que necessite de energia para funcionar em algum espaço.
Um quadro de energia deve ser instalado e receber manutenções de forma segura, e com devidos cuidados, por conter carga elétrica em seu circuito.
Por esse motivo, hoje você vai conferir ótimas dicas para ajudar na instalação desse item com a segurança que ele requer. Acompanhe a leitura!
Saiba o que é um quadro de energia
O quadro de energia consiste em um aparelho que abriga todo o cabeamento de eletricidade de um local.
Os disjuntores, aparelhos que previnem curtos-circuitos e sobrecargas, bem como circuitos de iluminação, as tomadas e demais cargas, são alguns dos itens que um quadro de energia comporta.
Portanto, os quadros de energia funcionam da seguinte maneira: por meio de um ramal de entrada, resguardado por um disjuntor geral, o quadro recebe energia da distribuidora.
Assim, a potência dessa entrada de energia é dividida entre vários disjuntores, que saem desse circuito para acionar interruptores responsáveis pela iluminação, e acionar aparelhos e máquinas.
Confira 3 dicas para instalar um quadro de energia com segurança
Agora que você sabe como o sistema dos quadros de energia funcionam, conhecer alguns cuidados importantes na hora de instalar esse item, é essencial. Veja a seguir!
1 – Se atende as normas de especificação
É de extrema importância estar ciente sobre as regras de segurança elétrica no momento de instalar seu quadro de energia.
Por isso, se informe sobre as normas: NBR 5410 – instalações elétricas em baixa tensão e NBR IEC 61439-3 – conjuntos de manobra e comando de baixa tensão.
Além disso, a NR-10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade, garantirá mais segurança para você instalar seu quadro de energia.
2 – Confira a compressão das peças
É muito importante verificar se o aperto em todas as conexões e terminais, estão devidamente justas.
Visto que, conexões mal feitas podem esquentar e causar incêndios de diversas proporções e coloca em risco equipamentos e, principalmente, a vida de outras pessoas.
3 – Procure o local ideal para a instalação
Estude um local seguro para que o quadro de energia seja instalado. Espaços que sejam de fácil acesso, onde não recebam água são ideais.
Além disso, o local deve ser arejado e com bom espaço à volta. Os locais que possuem essas características, são os mais recomendados para abrigar esse item.
Esses quesitos são importantes para manter o quadro de energia seguro, bem como, ideal para quando for receber manutenções e outras vistorias.
Dessa forma, o espaço estará adequado para que mais de uma pessoa consiga estar naquele espaço, além de entrar e sair com facilidade.
Não se esqueça de portar ferramentas e acessórios de segurança necessários para o momento da instalação.
Com os materiais elétricos e ferragens da Moscardini a sua instalação se torna ainda mais efetiva e segura. Acesse o nosso site e confira nosso catálogo de materiais e compare o custo-benefício.
Você também pode adquirir nossos produtos através da loja física em Campinas, venha nos visitar e conferir de perto a qualidade dos nossos materiais.