Escolher pisos para área externa da casa requer alguns cuidados. Dependendo da proposta do ambiente, o piso deve garantir conforto e durabilidade.
É certo que cada espaço tem suas particularidades, uma área de lazer com piscina, por exemplo, exige pisos cimentícios que são antiderrapantes e mais seguros.
No entanto, se o projeto tem uma proposta mais rústica com elementos da natureza, vale a pena apostar nas pedras naturais.
Em função disso, é interessante conhecer o tipo de material que existe no mercado e analisar as vantagens e desvantagens para não errar na escolha.
Veja nesse artigo da Moscardini 5 tipos de pisos para área externa e quais pontos importantes você deve considerar para ter um espaço mais elegante.
1 – Cimentício
Os pisos cimentícios são feitos à base de concreto e proporcionam uma alta durabilidade e resistência a impactos e umidade, ou seja, é ideal para áreas abertas e de grande circulação de pessoas.
Além disso, o modelo tem uma textura mais porosa que não absorve o calor. Por ser antiderrapante, facilita na limpeza e garante mais segurança para ambientes com piscina.
2 – Cerâmica
O piso cerâmico é um dos mais utilizados por ser um modelo versátil, isto é, combina com diferentes tipos de ambientes.
Sua composição é de argila e o porcelanato tem variações de pedras que permite um acabamento mais sofisticado, embora o valor de compra seja acessível.
Dependendo da qualidade do material, com o passar do tempo os defeitos não ficam aparentes. Mesmo antiderrapante, conforme o grau de coeficiente de atrito, pode ficar escorregadio em contato com a água.
Apesar disso, é importante ter atenção na escolha, é mais indicado para áreas externas, cerâmicas de PEI 3 – classificação que avalia a resistência ao desgaste.
3 – Porcelanato
O porcelanato é um piso bem semelhante ao cerâmico. O material de fabricação tem uma qualidade mais elevada, sofisticada e rígida, porém mais resistente que a cerâmica.
É possível encontrar porcelanato em diferentes modelos, inclusive, alguns imitam a madeira, mármore, pedras naturais e outros.
Agora, com relação ao acabamento do material, mesmo com alta durabilidade, para áreas externas é importante usar o EXT. Por ser antiderrapante, é ideal para varandas e espaços com piscinas.
4- Madeira
Muito utilizado em áreas com piscina, o piso de madeira, também conhecido como deck, proporciona um ambiente mais aconchegante e com um toque rústico.
Entretanto, a instalação do piso deve ser feita por um especialista, pois a estrutura é mais específica e trabalhosa. Por absorver fluidos com facilidade, é imprescindível a impermeabilização para manter a vida útil.
Ademais, a manutenção é necessária a cada 12 meses, por conta do desgaste devido ao sol, para o tratamento de fungos devido à umidade e combate a pragas, como cupins.
5- Pedras Naturais
Por fim, a nossa última dica de pisos para área externa são as pedras naturais, ideal para quem quer remeter o ambiente à natureza. Os modelos mais conhecidos são: granito, ardósia, miracema e pedra de São Tomé.
As pedras são bem resistentes e possuem uma grande durabilidade, muito recomendada para espaços abertos. No entanto, para áreas com piscina o modelo não é indicado.
Isso porque, as pedras podem ser escorregadias, em contato com a água, pode causar acidentes inclusive em dias chuvosos.
Está construindo ou reformando a área externa? Que tal aproveitar essas dicas e conferir alguns pisos em nossa loja virtual?
Em nosso site você encontra diversos modelos que podem combinar com seu espaço externo e dar aquele toque mais elegante. Acesse e faça seu pedido pelo WhatsApp.