Iluminação para casa: dicas de especialistas para valorizar cada ambiente

Um bom projeto de iluminação para casa faz toda a diferença no ambiente. Isso porque a luz, além de ter um papel importante na decoração, também pode transmitir sensações.

Isto é, se escolhida de maneira correta, a iluminação pode ser uma grande aliada à comodidade e também a economia de energia

Mais do que isso, cada cômodo da casa precisa da iluminação ideal, para isso é necessário considerar alguns fatores, como: tipos de lâmpadas, luminárias e técnicas de iluminação.

Portanto, separamos neste artigo dicas de especialistas para você montar uma iluminação para casa perfeita. Acompanhe a leitura e esclareça todas as dúvidas!

Qual iluminação é ideal para cada ambiente?

Certamente cada cômodo da casa tem funções diferentes, por esse motivo, a iluminação também influencia dependendo da necessidade.

Por exemplo, a sala de estar e a cozinha são ambientes bastante movimentados, isso requer maior quantidade de luz, comparado ao quarto que é um ambiente mais calmo.

Além disso, para a escolha da iluminação correta, é preciso também considerar a economia, afinal, não há motivos para utilizar muita luz em um cômodo calmo, não é mesmo?

Desta forma, para definir a iluminação para casa, veja algumas dicas conforme a necessidade de cada ambiente.

Cozinha: este é um cômodo muito utilizado e de grande circulação, portanto a iluminação deve ser clara. É recomendável iluminar as bancadas com focos de luz.

Quarto: um ambiente calmo pede uma iluminação geral mais suave. Além disso, você pode apostar na iluminação de áreas específicas, como penteadeiras e mesas de cabeceira.

Sala: ambiente que precisa de uma iluminação suave, o mais recomendável é nas laterais. Além disso, evite luzes em cima do sofá para não incomodar a visão.

Sala de jantar: para as refeições, é fundamental que a iluminação esteja em cima da mesa de jantar, no entanto, para aproveitar melhor o espaço, utilize luzes nas laterais.

Banheiro: neste cômodo é recomendável uma iluminação clara, a fim de trazer mais visibilidade para todo o espaço.

Escritório: por ser um ambiente de trabalho, a iluminação neutra ajuda na concentração.

Tipos de luminárias

De fato, existem vários tipos e luminárias essenciais para deixar o espaço moderno e mais bonito.

Ou seja, muitos desses itens são adaptáveis à decoração, dessa forma, saber qual se adéqua mais com o estilo da sua casa será mais fácil. Conheça alguns modelos.

Spots: o modelo sobreposta é muito utilizada na decoração industrial, no entanto, a embutida também é indicada para vários ambientes. Os spots valorizam a estética com pequenos pontos de luz direcionados.

Pendentes: há diversos estilos de pendentes para cada tipo de decoração. É ideal para chamar a atenção de um ambiente específico, criando um espaço mais intimista.

Lustres: normalmente utilizados em decorações clássicas, chamativas e sofisticadas. Os lustres são recomendáveis em ambientes grandes, com maior fluxo de pessoas, como sala de estar e jantar.

Arandelas: ideal para ambientes internos e externos, as arandelas são muito utilizadas em muros, mesas de cabeceira e como luzes de apoio para trazer leveza e aconchego ao espaço.

Plafons: um item mais versátil e com variedades de tamanhos e estilos. Perfeito para qualquer tipo de ambiente, sendo embutida ou sobreposta.

Após descobrir o tipo de iluminação ideal para cada ambiente e quais luminárias podem combinar com o estilo da decoração, também deve saber que os elementos devem combinar.

Por esse motivo, vale a pena buscar referências ou a orientação de um arquiteto para que seu projeto de iluminação fique incrível.

Aliás, na loja virtual da Moscardini, você encontra luminárias e lâmpadas que valorizam cada espaço do seu lar. Aproveite praticidade do nosso atendimento e faça também seu pedido pelo nosso WhatsApp!